qui, 26 de dezembro de 2024

Variedades Digital | 21 e 22.12.24

Delegada Giovana Muller fala sobre o trabalho da PC em 2020

Um ano de trabalho pesado. Assim foi classificado o ano de 2020 pela Delegada responsável pela 1ª Delegacia de Polícia de Sant’Ana do Livramento, Giovana Muller. A avaliação foi feita com base nos desafios impostos pela pandemia de Covid-19 e também pela criminalidade. “No início houve a questão da pandemia, onde tivemos um período inicial de umas três semanas onde houve um revezamento mais forte e uma diminuição considerável do trabalho como um todo. As equipes, diariamente, estavam nas ruas auxiliando a fiscalização dos estabelecimentos e em seguida aumentou o índice, principalmente, de homicídio”.
Em relação à suba dos casos, a Delegada ponderou: “Nós tivemos 16 homicídios neste ano, dos quais dois estão ainda com a autoria para ser apurada. Tivemos uma elevação considerável, ao menos em termos de registro, envolvendo os crimes contra a dignidade sexual, principalmente estupro de vulnerável”. Mesmo com os indicadores dos homicídios em alta, a Polícia Civil tem agido assertivamente e entregando a resposta de forma ágil.
Entretanto, os crimes contra a dignidade sexual, principalmente os que envolveram crianças, têm gerado preocupação. “É uma situação bem delicada na nossa cidade. A nossa dificuldade inicial é ter provas em relação a materialidade para um flagrante. Esse ano nós tivemos dois ou três flagrantes, mas bastante indiciamentos. A gente nota um padrão, é sempre um homem próximo à família da vítima, isso tem que ser salientado”, observou.
Perguntada se o aumento desses delitos tem relação com a pandemia, Giovana diz não ter dúvidas. “O homicídio sim. O aumento foi absurdo. Em relação aos crimes contra a dignidade sexual é difícil mensurar porque há uma cifra negativa. São crimes que são subnotificados. Muitas vezes a vítima não registra, até pelo descrédito porque, imagina que, naquele momento o agressor não vai ser preso. Infelizmente, se espera que essa cultura seja alterada, que as vítimas tenham o empoderamento de poder registrar, procurar a delegacia”.
Quanto aos demais crimes, como tráfico, furto e roubo, a Delegada considerou que os indicadores foram dentro do habitual, sem apresentar grandes alterações. Já para o próximo ano, Giovana espera que a normalidade seja retomada. “Nós tivemos um ano bastante pesado, trabalhoso, embora a gente tenha pensado que, por conta da pandemia, fosse diminuir o ritmo, mas não. Embora tenha sido um ano muito difícil para todo mundo, ele mostrou toda uma força, uma tenacidade que todos nós temos que ter. No âmbito da polícia eu vejo o pessoal muito comprometido com o trabalho”.
A Delegada encerrou a sua fala ressaltando que a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) continua atendendo apenas casos graves. Para os demais, a orientação é que o comunicante faça o registo através da Delegacia Online (www.delegaciaonline.rs.gov.br). “Esse registro vem para o Delgado que está respondendo e é despachado da mesma maneira do que se fosse feito presencial”, pontuou.

Homem é preso por tentativa de feminicídio

Um homem de 34 anos foi preso na segunda-feira, 23 de dezembro, por tentativa de feminicídio contra a ex-companheira. A Polícia Civil, por meio dos agentes da DP de Sant’Ana do Livramento, após representação da autoridade policial, cumpriu a prisão preventiva. O crime ocorreu no dia 19/12, no bairro Prado. A vítima já havia registrado outras ocorrências e possuía medidas

Idosa é conduzida para a DPPA após denúncia de maus tratos

Na tarde desta segunda-feira, 23 de dezembro, a Polícia Civil, através dos agentes da DP de Sant’Ana do Livramento, após denúncia de maus tratos envolvendo um cão, dirigiu-se a uma residência na Vila Kenedy, onde foi constatado que o animal estava sedento, desnutrido e em local sem limpeza adequada. A proprietária do animal, pessoa idosa, alimentou o animal e comprometeu-se