seg, 25 de novembro de 2024

Variedades Digital | 23 e 24.11.24

Os monstros da mídia

Gilberto Jasper
Jornalista / [email protected]

A festinha de 500 pessoas organizada pelo “ídolo” Neymar é uma amostra da hipocrisia e da falta de comprometimento daqueles que são alvo diário da mídia que “constrói” celebridades. Faturar alto – com jogadores de futebol, atores e cantores é uma função que envergonha a mídia, em especial a televisão.
Revolta que diversos “formadores de opinião” condenam o povo que depois de 10 meses de confinamento vai à praça praticar exercícios físicos ou tomar um chimarrão. Nas praias, em residências, bares e em todos os lugares as “palmatórias do mundo” estão atentas para dedurar.
No caso do “Menino Ney” a mídia foi muito condescendente. A imprensa estrangeira foi mais crítica que os coleguinhas brasileiros conivente com o comportamento infantil do craque que, como dizia um treinador gaúcho “tem na cabeça o mesmo que há dento de uma bola de futebol: ar!”.
Grandes empresários também promoveram festas de confraternização. Em Porto Alegre, onde resido, amigos tentaram denunciar festas de arromba que infringiram a lei e acabaram com o sossego da vizinhança até o sol raiar.
Raras autoridades tiveram coragem de reprimir os abusos. Os brasileiros se revoltam quando chamam nosso país de “Republiqueta de Bananas”, mas às vezes é difícil defender os conterrâneos. Como diz o ditado “Aos amigos, a lei. Aos inimigos, os rigores da lei”.
Outro exemplo de comportamento lamentável foi adotado pelo governador de São Paulo, João Dória Jr. Indiferente à pandemia, ele juntou a família e voou para os Estados Unidos. Rico e sem qualquer sinal da tão difundida empatia, instalou-se num luxuoso hotel, sem máscara. A repercussão das fotos em solo norte-americano foi devastadora nas redes sociais que divulgaram as imagens com os detalhes.
Temendo prejuízos à imagem como candidato à Presidência da República em 2022 com a presepada, Dória voltou correndo para o Brasil. Aqui, pediu desculpas, mas fica a pergunta: que tipo de gestor público concede entrevistas coletivas todos os dias para ameaçar o povo que sai para trabalhar foi eleito pelo povo de São Paulo? Qual a moral que tem uma pessoa que ignora o sofrimento do seu povo para se refugiar em um país que já está vacinando contra a Covid-19?
Neymar e Dória são apenas dos exemplos de monstros criados pela opinião pública e que se aproveitam da falta de critério de parte da imprensa para faturar dinheiro e prestígio. A devastadora necessidade de produzir noticias com grande velocidade para abastecer os sites de notícias e fofocas tem sido fatal para a credibilidade.
A proliferação de fake news ?e a ausência de critérios na análise das notícias têm fulminado de morte a verdade, cada vez mais questionável. Se grades veículos manipulam conteúdo, o que esperar de outros meios de comunicação

Convite para o Congresso Cerealista 2025

Convidamos todos a participar do Congresso Cerealista 2025, que será realizado no Mato Grosso do Sul. Um evento imperdível para debater o futuro do setor, compartilhar experiências e fortalecer nosso agronegócio. Jerônimo Goergen Presidente da ACEBRA

Doutora santanense participa de Congresso Gaúcho de Análises Clínicas

Nos dias 22 e 23 de novembro, a Dra. Mariana Villar, farmacêutica-bioquímica e sócia proprietária do Laboratório Dr. Bolivar, participou do Congresso Gaúcho de Análises Clínicas, realizado no Centro de Eventos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Entre os temas abordados estão biomarcadores cardíacos, inflamatórios, espermograma, além de gestão laboratorial. As palestras assistidas irão se reverter