Na tarde do último dia 26, a juíza Carmen Lúcia Santos da Fontoura publicou uma decisão judicial que prorrogava o prazo de validade dos vales transportes por mais 120 dias. A determinação veio após uma significativa monta de usuários alegarem que ficariam no prejuízo porque, em função da pandemia de Covid-19, não poderia utilizar todos os seus passes.
Desta forma, uma ação popular foi ajuizada por parte de um vereador sob a alegação de que grande parte da comunidade seria lesada. Sábado encerrava-se o prazo de validade dos vales-transportes e as populares fichas dariam lugar à modernidade da bilhetagem eletrônica.
Com o pedido de liminar recebido, a magistrada tomou ciência do caso e, tendo em vista o significativo interesse público, determinou que o período fosse estendido. Em um trecho da decisão, Carmen Lúcia diz que frente à demanda apresentada era “razoável a concessão de um prazo para que as empresas e os usuários possam se adaptar”. Com isso, as fichas teriam validade até o final de abril de 2021.