qua, 14 de maio de 2025

Variedades Digital | 10 e 11.05.25

Decisão judicial mantém vales-transportes por mais 120 dias

Juíza Carmen Lúcia Santos da Fontoura entendeu que, caso o prazo não fosse estendido, grande parte dos usuários teriam prejuízo

Na tarde do último dia 26, a juíza Carmen Lúcia Santos da Fontoura publicou uma decisão judicial que prorrogava o prazo de validade dos vales transportes por mais 120 dias. A determinação veio após uma significativa monta de usuários alegarem que ficariam no prejuízo porque, em função da pandemia de Covid-19, não poderia utilizar todos os seus passes.

Desta forma, uma ação popular foi ajuizada por parte de um vereador sob a alegação de que grande parte da comunidade seria lesada. Sábado encerrava-se o prazo de validade dos vales-transportes e as populares fichas dariam lugar à modernidade da bilhetagem eletrônica.

Com o pedido de liminar recebido, a magistrada tomou ciência do caso e, tendo em vista o significativo interesse público, determinou que o período fosse estendido. Em um trecho da decisão, Carmen Lúcia diz que frente à demanda apresentada era “razoável a concessão de um prazo para que as empresas e os usuários possam se adaptar”. Com isso, as fichas teriam validade até o final de abril de 2021.

 

Uruguay decretó 3 días de duelo por el fallecimiento de José “Pepe” Mujica

En instituciones públicas el pabellón nacional deberá ser izado a media asta Como es de público conocimiento en la jornada de este martes 13 de mayo del corriente año, falleció el ex presidente de la República Oriental del Uruguay en el período 2010-2015, José “Pepe” Mujica. Por tal motivo la Presidencia uruguaya decretó duelo nacional durante 3 días (14, 15