qui, 10 de abril de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.04.25

Santa Casa conta com apenas um pneumologista para atender pacientes com Covid-19

Diariamente, Sant’Ana do Livramento registra, em média, cerca de 30 novos casos positivos de Covid-19. Só no último final de semana, a Santa Casa de Misericórdia registrou 46 atendimentos a pessoas com suspeita da doença e os profissionais do local afirmam que esse tem sido o cenário desde o início do mês. Até o fechamento desta reportagem, a cidade contava com 121 casos ativos e sete pessoas hospitalizadas em decorrência da doença.
Desta forma, o que chamou a atenção nesta semana, além do alto número de novos casos, foi a notícia de que a cidade conta com apenas uma médica pneumologista tratando de pacientes hospitalizados na ala Covid do hospital. Sobre o tema, o Secretário da Saúde, Eder Fialho, reconheceu que a carga de trabalho é bastante exigente, mas afirmou que a cidade ainda conta com leitos para o atendimento. “É uma profissional, doutora Lina Esteves, que gere essa parte de uma forma muito bem conduzida desde o seu começo. […] São 14 leitos em ala SUS, hoje nós temos sete leitos desocupados, então tem leito”.
Ainda sobre a questão da sobrecarga, Fialho destacou a colaboração de outro profissional de forma voluntária em um dos momentos mais críticos da pandemia. “Teve um reforço do doutor Thiago Lopes nos últimos dias que nós recebemos pacientes de Rosário do Sul, foram três pacientes que, não tinha como não receber, era questão de humanização”, comentou.
O Secretário também ponderou acerca da falta de profissionais qualificados na área na cidade. “Nós temos três pneumologistas na cidade, que eu recordo, que é o doutor Thiago, que não atende SUS, ele atende somente convênios e particular, e nesta situação ele se comoveu e nos ajudou, como ele também participa das nossas reuniões do COE de uma forma voluntária e tem dado uma contribuição muito grande, não só no trabalho, mas também nas ideias. Tem também o doutor Otávio Rocha, que já é aposentado, embora ele trabalhe na Prefeitura, ele tem um contrato que atende Tuberculose no município e nós temos a doutora Lina que é a que a tende pelo SUS dentro do hospital. Então, realmente essa é a profissional que nos temos. Ela está sobrecarregada? Acredito que esteja”, lamentou.
Sobre a recente alta no número de casos, Fialho se disse surpreso e atribuiu à falta de cuidados de parte da população. “Nós tivemos uma curva ascendente de uma forma que a gente não podia imaginar. […] O pessoal também se descuidou. A eleição foi dia 15 de novembro, então a gente mede o reflexo até o dia 30. Só que desde o início de dezembro pra cá, essa curva foi astronômica, chegou a dar mais de 72 casos positivos em um dia, um absurdo. O máximo que tinha chegado era 25 e a gente já ficou assustado. Depois regrediu esses números e agora vem se mantendo em torno de 45, 50 diários”.
O secretário ainda acrescentou: “Aí nós temos que considerar alguns fatores. Quando fazíamos os exames em São Gabriel os exames eram no dia […] agora está indo para o Lacen. Então o Lacen chegou a divulgar três dias de boletim no mesmo dia, o que também fez com que o número aumentasse, mas aumentou significativamente. […] Não tem como tapar o sol com a peneira o que a gente pede é que as pessoas sigam se cuidando”.

TCE-RS participa do Pré-South Summit em Fórum de Secretários Municipais

O ouvidor do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), conselheiro Cezar Miola, participou do Pré-South Summit 2025 – Fórum de Secretários Municipais de Desenvolvimento, Inovação e Trabalho do RS, que aconteceu na tarde desta terça-feira (8), no auditório Romildo Bolzan do TCE-RS. O South Summit é o maior evento internacional de inovação, que inicia nesta quarta-feira (9) e segue até