Neste domingo (20), Sant’Ana do Livramento atingiu a marca de 477 casos positivos de Covid-19. Em novembro, eram 263. Se comparados, o aumento foi de mais de 80%. A Coordenadora da Vigilância Sanitária, Gabriela Formoso, classificou a situação como preocupante. “Realmente nós estamos em uma curva ascendente, a cada dia aumentam nossos números consideravelmente”, lamentou. A enfermeira ainda destacou que o mês ainda não acabou e a situação pode ser agravada com as festas e reuniões de final de ano. “É uma situação de alerta”.
Agregada à alta considerável dos casos, soma-se o fim do vínculo com a Unipampa. A universidade, através de seu laboratório no campus de São Gabriel, processava as amostras coletadas nas cidades da região e fornecia os resultados em até 24 horas, o que facilitava o controle da situação em diversos casos. Agora, o trabalho voluntário chegou ao fim e Livramento torna a depender do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) e também do processamento através do programa Testar RS, onde as amostras são enviadas ao Rio de Janeiro, o que aumenta o tempo de espera pelos resultados. “Agora estamos na realidade de todos os municípios do Rio Grande do Sul”.
Ao completar a sua fala, Gabriela apontou mais problemas em relação à demora dos exames. “A preocupação é essa. Com a demora do resultado, a gente vê que muitas pessoas não fazem o isolamento e quando chega o resultado a pessoa já esta de alta, só que ela não cumpriu o isolamento que ela deveria ter cumprido no momento em que ela estava assintomática”. Segundo a enfermeira, quando a Vigilância efetua o contato para informar o diagnóstico, geralmente o paciente relata ter continuado suas atividades de forma normal. “A pessoa diz que estava trabalhando, que teve contato com muitas pessoas. Essa é a preocupação maior. Quando a gente dá o diagnóstico cedo, a pessoa fica mais consciente”, explicou.
Em relação às festas de final de ano, Gabriela fez um apelo à população, que evitem reuniões e confraternizações, porque este período é considerado crítico para a Vigilância Epidemiológica. Até o fechamento desta publicação Livramento contava com 1359 casos positivos, desde o início da pandemia, 135 ativos, 11 óbitos, 1213 recuperados, 313 exames em análise, 10278 exames negativos e sete pacientes internados.