O Natal é a data mais esperada pelos comerciantes, considerando que, segundo dados históricos, o mês de dezembro se destaca em média de 30 a 40% dos demais meses e datas comemorativas durante o ano. Porém, este ano estamos vivendo um ano completamente atípico, diante de uma pandemia, o comércio de Sant’Ana do Livramento, assim como os outros tantos lugares do mundo fez das melhores projeções para um dos piores índices de crescimento em 2020, encarando ainda um período de portas completamente fechadas e repentina mudança de comportamento do consumidor.
A adaptação ao novo cenário exigiu fôlego e criatividade dos comerciantes que, agora, respiram um pouco melhor na espera de um aquecimento do comércio neste Natal, porém na percepção dos consumidores gaúchos, o valor a ser gasto com presentes neste Natal deve ficar abaixo de 2019, conforme estima a Pesquisa de Final de Ano 2020. Segundo a Fecomércio-RS, que entrevistou 713 pessoas para o levantamento, 30,6% dos consumidores disseram que pretendem gastar menos do que no ano passado, enquanto 11,7% almejam gastar muito menos e 34,8% devem ter valores similares. Já para 22,1% dos entrevistados, a quantia investida será ainda maior.
O estudo foi realizado nas cidades de Caxias do Sul, Ijuí, Pelotas, Porto Alegre e Santa Maria. Cada consumidor deve comprar, em média, 4,5 presentes, com destaque para vestuário (67,8%), brinquedos (41,3%) e calçados (19,2%). De acordo com a pesquisa, 54% dos participantes afirmam que pretendem comprar presentes na faixa de R$ 129,25 cada, o que representa um gasto total de R$ 574,16.
Dois homicídios em pouco mais de 24h na Fronteira da Paz
Desta vez o crime aconteceu na cidade de Rivera/UY, nesta quarta-feira (25), feriado natalino