A partir desta próxima segunda-feira (21) deve entrar em funcionamento a nova estrutura de triagem e controle dos casos da Covid-19 no município. Pelo menos esta é a previsão da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que deu início ao trabalho de reengenharia interna no prédio da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Saldanha Marinho, local estrategicamente escolhido para abrigar o serviço.
Segundo o secretário Éder Fialho, a necessidade de buscar um novo espaço surgiu com o anúncio do fim da colaboração da Unipampa, que cooperou com os municípios da região de diversas formas desde o início da pandemia, no final do mês de março. “Gentilmente nos cederam o espaço do campus, aqui em Sant’Ana do Livramento pela rua Conde de Porto Alegre, para nós abrigarmos o nosso terceiro turno e dar atendimento diferenciado aos pacientes que ali procuravam ajuda”.
Para a utilização do novo local, foi feito o contato com a secretária de educação e com a diretora do educandário que, prontamente, se puseram à disposição. “Com o aumento significativo dos casos positivos, nós precisamos pensar na ampliação dos serviços. Então, já que culminou com esse término no campus da faculdade aqui em Livramento, nós pensamos em um espaço onde nós conseguiríamos atender à comunidade das 8h às 23h”, explicou. Antes de definir a escola como novo local, a pasta também considerou o Pronto Atendimento Médico (PAM), mas esbarrou na logística. “Nós não teríamos como colocar o atendimento PAM nas outras unidades e também as salas de vacinas que nós não iríamos ter como colocar em outro lugar”, ponderou o secretário.
A saída foi dividir a escola em duas partes, sendo que a da frente fica reservada para a direção e a secretaria, para que não haja prejuízos no processo de rematrícula, e ala dos fundos fica para a estrutura da saúde. Quanto ao risco de contaminação, o secretário disse que foram instaladas paredes móveis para separar os dois ambientes, sendo que a sala que deve ficar lindeira à direção, será reservada às atividades administrativas da unidade, bem como a entrada deve ser pelo portão lateral, totalmente independente do resto do prédio.
O local contará com uma ambulância para remoções e deverá funcionar das 8h às 22h, sendo que terá a presença de médicos a partir das 18h. “O teleatendimento vai para o Saldanha, esta é a primeira vez, desde o início da pandemia, que o (aparato designado para o combate ao) Covid vai ficar junto”, observou Fialho.
O secretário ainda agradeceu publicamente à universidade pela colaboração. “Pediram que, em razão da campanha política, não divulgasse o nome da instituição, mas como passou eu faço público o agradecimento a essa instituição. […] Também cabe ressaltar o campus de São Gabriel que, de uma forma muito acolhedora, recebeu os 11 municípios da nossa região de forma gratuita através de seu laboratório para fazer análise das amostras de PCR que foram encaminhadas para aquele município”. O secretário também estendeu os agradecimentos ao campus de Uruguaiana que doou álcool em gel para o município e ao campus de Alegrete que forneceu, de forma gratuita, um lote de álcool 70%.
Dois homicídios em pouco mais de 24h na Fronteira da Paz
Desta vez o crime aconteceu na cidade de Rivera/UY, nesta quarta-feira (25), feriado natalino