Na tarde dessa sexta-feira (18), foi entregue no salão do júri do Fórum de Sant’Ana do Livramento a diplomação dos candidatos eleitos nas eleições de 2020. A diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto a tomar posse no cargo. Nessa ocasião, ocorre a entrega dos diplomas, que são assinados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A entrega dos diplomas ocorre depois de terminado o pleito, apurados os votos e passados os prazos de questionamento e de processamento do resultado das eleições onde são entregues os certificados aos 17 vereadores e à prefeita e seu vice.
Em situações normais, o TRE realiza evento público para essa fase do pleito. A diplomação encerra o processo eleitoral e habilita o eleito a tomar posse no seu respectivo cargo. A juíza eleitoral Carmen Lúcia Santos da Fontoura destacou que o evento foi realizado seguindo todos os protocolos de prevenção a
Covid-19 e que infelizmente, os familiares e amigos dos candidatos eleitos não puderam estar presentes nesse importante momento: “Lamentamos o fato de não podermos estender o convite aos familiares e amigos eleitos, por causa da pandemia. A diplomação é o ápice da democracia, a cerimônia transcorreu com muita tranqüilidade, até mesmo os veículos de imprensa tiveram seus profissionais reduzidos para evitar aglomeração. Obedecemos todas as recomendações da Justiça Eleitoral”, destaca.
Os candidatos eleitos, junto com o convite para o evento, receberam a orientação que não poderiam levar familiares e amigos para o ato, a juíza destacou que seria uma quantidade de pessoas acima do recomendado para o distanciamento controlado de todos os presentes no evento: “Até mesmo convidamos a imprensa local para que esses amigos e familiares e comunidade em geral que não puderam ir até o local, pudessem acompanhar este momento único na vida dos candidatos”.
No diploma consta o nome do candidato, a indicação da legenda sob a qual concorreu, o cargo para o qual foi eleito ou a sua classificação como suplente, e, facultativamente, outros dados a critério do juiz ou do tribunal.
Dois homicídios em pouco mais de 24h na Fronteira da Paz
Desta vez o crime aconteceu na cidade de Rivera/UY, nesta quarta-feira (25), feriado natalino