Hoje em dia, para as empresas, sejam elas regionais, nacionais ou multinacionais, é fundamental contar com profissionais na área de logística. Para cumprir com demandas atuais de seus consumidores e estar na vanguarda dos avanços e mudanças que ocorrem a ritmos vertiginosos no mercado, é muito importante a profissionalização nesse setor.
Contar com profissionais logísticos em níveis estratégicos, gerenciais, operacionais e administrativos na empresa gera vantagens competitivas, as quais posicionam a empresa à frente de seus concorrentes. Estes profissionais serão responsáveis pelo planejamento e execução de todo o fluxo de bens e serviços, controlando cada etapa e gerindo a informação vinculada às tarefas realizadas no processo, desempenhando-as de maneira eficiente, gerando uma redução significativa em todos os custos.
Neste processo, conhecido como supply chain, não participam somente a empresa e o consumidor final como atores individuais, mas também os fornecedores, empresas de transporte e todos os aspectos fiscais vinculados ao comércio. Além disso, os fornecedores de nossos fornecedores e os clientes de nossos clientes têm uma participação direta nas operações.
O segredo está em vincular e manter uma relação “win-win” com cada um dos participantes da operação, mantendo uma comunicação efetiva e um trabalho conjunto de cada um dos profissionais logísticos.
Esses profissionais, em nível estratégico, são encarregados do planejamento e controle da supply chain, bem como de toda a análise dos produtos que a empresa comercializa, decidindo, com base em uma extensa avaliação de dados, quais são os produtos que trazem maiores lucros para empresa, de quais fornecedores comprar, quando fazê-lo, em que quantidade e como transportá-los. Em nível gerencial, ficam encarregados da supervisão dos diferentes momentos da supply chain, controlando processos para que aconteçam corretamente em tempo e forma. Já em nível operacional, realizam todas as tarefas que esse processo requer, como a manipulação de mercadoria, transporte e armazenamento.
Cada um dos participantes nos diferentes níveis é igualmente importante, sendo essencial que tenha a capacidade de tomar decisões e executá-las com base em seus conhecimentos e experiência.
Toda essa operação se inicia com uma simples emoção, o desejo de uma pessoa de adquirir um bem ou serviço, o que o transforma no ator mais importante desse processo e, para que suas expectativas sejam satisfeitas, a empresa deverá entregar o produto de maneira eficiente, em perfeitas condições e “just in time”.
Como visto acima, a profissionalização dos processos logísticos é de vital importância para as empresas.
Por: Rafael Mello
Development Coordinator
Estudante Engenharia Logística – UTEC
Potencia
www.potencia.org
Telefones: BR 55 98137 9999 | UY 4625 1111
Emails: [email protected] | [email protected]