A prefeita eleita de Sant’Ana do Livramento, Ana Tarouco (DEM) e o seu vice, Evandro Gutebier (Republicanos), apresentaram, nesta quarta-feira (16), o secretariado do novo governo. Alguns nomes já adiantados pelo Jornal A Plateia na semana passada foram confirmados em uma cerimônia no plenário da Câmara Municipal.
Ao total, serão 11 pastas e duas autarquias: a Procuradoria Geral do Município, ligada ao gabinete da Prefeita; Administração; Geral de Governo; Planejamento e Meio Ambiente; Fazenda; Educação; Obras; Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Saúde; Assistência e Inclusão Social; Trânsito Transporte e Mobilidade Urbana; Departamento de Água e Esgotos; e Sistema de Previdência Municipal.
Pelo menos, cinco pastas que existem atualmente passam a ser aglutinadas em secretarias já existentes, como é o caso da Cultura; Turismo; Serviços Urbanos; Desenvolvimento Econômico; e Habitação.
OS NOMES
Na Procuradoria Geral do Município o comando será do advogado Felipe Vaz; na Secretaria de Administração, Matheus Medina; na Secretário Geral de Governo, o vice-prefeito Evandro Gutebier; na Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, Celina Martinez; na Secretaria da Fazenda, Gisela Alvarez; na Secretaria da Educação, Sandra Pontes da Silva; na Secretaria de Obras, Dilmar Rodrigues; na Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Machado Braz; na Secretaria de Saúde, Caroline Alves Gomes; na Secretaria de Assistência e Inclusão Social, Gabriela Fernandes; na Secretaria de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana José Carlos Afonso Serpa; e no Departamento de Água e Esgotos (DAE), Izabel da Cunha Alvarez. O Sisprem ainda não tem nome definido.
PRIMEIRA PÁGINA
Para a prefeita eleita, esse primeiro ato é um alívio. “Viramos uma outra página pós-eleição. Foi uma escolha pensada, calculada e difícil. A partir de agora a gente começa a pensar em outras questões, muito embora a transição ainda esteja acontecendo e a gente também tá se dedicando à temática de contrato e continuidade do serviço público. Agradeço ao Evandro. Acho que construímos muito bem a coligação”, afirmou Tarouco.
Para o vice-prefeito, que assume a Secretaria Geral, o principal foco é o diálogo construtivo. “E isso passa pela Câmara de Vereadores. Nós sabemos que aqui não somos maioria, mas temos 17 vereadores que representam a nossa comunidade. Esse entendimento eu tenho, até por ser um vereador. Vamos procurar atender a demanda vinda da Câmara, tendo um diálogo”, destacou Evandro.
TRANSIÇÃO
Alguns secretários afirmaram que foram convidados às vésperas do anúncio. Para esses, o trabalho de transição começa nesta quinta-feira (17). O trabalho coordenado pelo futuro procurador geral, Felipe Vaz, deve continuar pelos próximos 15 dias para que o governo comece a tomar nota das prioridades da gestão.