qui, 21 de novembro de 2024

Variedades Digital | 16 e 17.11.24

Serviço de Inspeção Municipal faz alerta para produtos sem procedência

De acordo com o órgão, principalmente nesta época do ano, é comum um aumento nas vendas de carne sem procedência

Com a chegada das festas de final de ano, a busca por cortes bovinos, suínos e ovinos cresce no município, mas, além de um bom preço, o consumidor deve atentar pela procedência dos cortes, como alerta o Coordenador do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), Ariel Lima. “A gente está sempre com esse alerta à população, que evitem consumir produtos sem procedência. Existem “N” doenças que podem ser transmitidas pelos alimentos e já basta hoje essa situação que a gente está vivendo da pandemia, a gente não precisa arrumar outra encrenca (sic) ainda em cima de produtos clandestinos consumidos pela população”, opinou.

O Coordenador também aproveitou para destacar a importância de procurar locais registrados junto às secretarias competentes para realizar as compras, tanto as de final de ano, quanto as do dia a dia. “Para que esses produtos tenham, pelo menos, algum controle. A cada 60 dias a gente faz análise da água, análise dos produtos, análises físico químicas. […] A gente cerca essas empresas para que tudo corra a contento, que o produto chegue inócuo ao consumidor”.  Ainda dentro de sua explanação, Lima disse que a compra de carnes sem procedência, além de oferecer riscos sanitários ao consumidor, também fomenta a criminalidade. “Isso incentiva muito o abigeato na região. A gente tem visto constantemente, principalmente nessa época, abigeatos de ovinos que vão parar em alguns açougues, em algumas vendas clandestinas e a gente tem que ter muito cuidado com essa situação”, observou.

Vale lembrar que, na última sexta-feira (11), o SIM, em conjunto com a Brigada Militar e a Polícia Civil, deflagrou a Operação Carne Legal, onde as autoridades realizaram a apreensão de, aproximadamente, 240kg de cortes impróprios para consumo humano que estavam sendo comercializados em diferentes pontos da cidade. Os proprietários dos estabelecimentos foram autuados e devem responder em liberdade por crime contra relação de consumo.

 

Foto: Marcelo Pinto/AP

Notícias do dia por Germano Rigotto

🇧🇷RESUMO-002☀️☀️☀️ ✅ NOTÍCIAS DO DIA – ANO 9 n° 2923 Dia 20 de Novembro de 2024, Quarta-Feira   DATAS COMEMORATIVAS Dia da Industrialização da África Dia do Auditor Interno Dia do Biomédico Dia do Técnico em Contabilidade Dia Nacional da Consciência Negra Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) Dia Universal da Criança   TEMPERATURA E INDICADORES FINANCEIROS ⛅

Zucco aciona Comissão de Ética Pública da Presidência da República contra Janja e Paulo Teixeira

Deputado quer que governo analise e aplique as devidas sanções sobre xingamento de primeira-dama contra Elon Musk e manifestação de ministro apoiando a declaração O deputado federal Zucco (PL-RS) protocolou, nesta terça-feira (19), requerimento na Comissão de Ética Pública (CEP) da Presidência da República, para que o órgão analise a conduta da primeira-dama Rosângela Lula da Silva e do ministro