Na manhã desta terça-feira (15) foi comunicado o falecimento do programador santanense Ronaldo Maciel, de 44 anos, vítima da Covid-19. Ao longo de sua vida, foi responsável pela criação de importantes softwares de automação de rádio e TV. Desde criança autodidata, Maciel já demonstrava interesse pela tecnologia, principalmente pelo seu desenvolvimento. Era entusiasta de rádio amador e música. Ainda jovem, morando ao lado da rádio Maratan AM, era frequentador assíduo dos bastidores da rádio, o que o levou a desenvolver a primeira versão do seu software de automação da emissora.
Pouco tempo depois, aperfeiçoou seus conhecimentos e foi convidado para integrar a equipe de técnicos da Radiobrás, em Brasília. Na Capital Federal, já com o programa Rádio Vision ganhando espaço em diversas rádios brasileiras, decidiu dedicar-se apenas ao suporte do seu software. Anos depois, em Sant’Ana do Livramento, mais precisamente na RCC FM, foi o responsável por modernizar o sistema de operação da emissora.
Ainda junto ao Grupo A Plateia, participou da primeira transmissão do desfile de 20 de setembro em imagens pela internet, evento que marcou a idealização e criação da TV A Plateia. Após esse marco, o programador desenvolveu softwares para a automação do novo veículo santanense que, consequentemente, resultou na criação do Provedor A Plateia que, inicialmente, surgiu para suprir a demanda de conexão em qualquer ponto da cidade, favorecendo assim, transmissões como desfiles e eventos.
Atualmente, morava com a família em Curitiba, no Paraná, onde, além de prestar os seus serviços na área de informática, também estava à frente da Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra. Maciel deixa esposa e três filhos.
O Grupo A Plateia presta a sua homenagem a Ronaldo Maciel, carinhosamente conhecido como Presidente da TV A Plateia. Neste momento de tristeza e perda, nos despedimos não só do brilhante profissional, mas também do grande amigo, pois “Ronaldinho” era um ser humano incrível. Com certeza, uma perda irreparável em nossas vidas. À família, os nossos profundos sentimentos.