Nos campos verdes da região da linha fronteira entre o Brasil e Uruguai está encravada a Fazenda Ponderosa que há muitas gerações contribui para o desenvolvimento da pecuária sulina. Uma região cortada por belas paisagens que vão desde lindas canhadas, aos tradicionais cerros com uma topografia privilegiada que enche os nossos olhos. É ali, bem aos pés do Cerro dos Trindades que fica localizado o Tambo La Ponderosa, pertencente à família Ísola, que desde 2006 vem se dedicando à produção leiteira. Segundo o proprietário Pedro Ísola, hoje a propriedade produz cerca de mil litros de leite por dia, mas nem sempre foi assim. Com um plantel, na sua totalidade de vacas da Raça Holandesa, pretas e brancas, vermelhas e brancas, a fazenda faz parte da associação de Gado Leiteiro (Gadolando) e é a primeira propriedade santanense certificada como livre de Brucelose e Tuberculose.
“ A nossa história com a pecuária remonta ao meu avô que teve nessas terras uma cabanha de touros da raça Shorthorn. Depois o meu pai, há 54 anos, começou a trabalhar com vacas de invernar e com o passar dos anos, nós recebemos a propriedade que fica muito próxima à cidade e decidimos investir em gado leiteiro. No ano de 2006 acabei perdendo meus pais, e resolvemos voltar toda essa propriedade para a produção de leite. Começamos com uma vaca da raça Holandesa. Hoje, nós temos 200 animais na produção que a gente ordenha em torno de 60 a 70 vacas. Todas elas registradas, e outro diferencial é que já estamos no quarto ano livre de Brucelose e Tuberculose” destaca o produtor.
A rotina começa cedo. Ainda é madrugada no Tambo La Ponderosa e os campeiros saem para o campo para recorrer o gado e tratar os animais. A propriedade conta, hoje, com um moderno sistema de ordenha mecanizada que é operado por três funcionários, passando pelo galpão da ordenha, sala de refrigeração e galpão de alimentação. Depois de passar pela sala de ordenha, as vacas são encaminhadas para receber a ração. “Por ser uma propriedade certificada, a gente preza muito o cuidado sanitário em todo o manejo. Nós procuramos aqui manter uma pecuária leiteira com alto padrão genético onde, hoje, nós produzimos animais também para comercialização visando a venda de novilhas”, destaca.
Além do quadro de funcionários da Fazenda La Ponderosa, trabalham o proprietário Pedro Ísola, sua esposa Leonor, os filhos Rafael e José Victor que ajudam no desenvolvimento, pesquisa e manejo do melhoramento dos animais. O leite produzido na propriedade fica armazenado em tanques de refrigeração até o recolhimento da empresa CCGL. “Hoje, nós produzimos, em média, 1.500 litros de leite por dia, em torno de 45 a 50 mil litros/mês. Normalmente, nós fizemos 15 entregas por mês” destaca.
Segundo o zootecnista e técnico da Gandolando, Yago Machado, os animais da Fazenda La Ponderosa são de alto padrão racial e genética de qualidade, o que impacta diretamente no resultado do produto final. “O trabalho desenvolvido na propriedade tem base na genética de quantidade com controle individual dos animais. O manejo realizado é base para o melhoramento reprodutivo e consequentemente produtivo dos animais. É um sistema semiconfinado tanto com alimentação no cocho com silagem quanto com pasto. Uma propriedade com uma excelente criação desde as terneiras até as novilhas”, diz Yago.
Fotos e texto – Matias Moura/AP