sáb, 4 de janeiro de 2025

Variedades Digital | 27 e 28.12.24

Santa Casa ainda tem pacientes de outras cidades internados por COVID-19

Secretário da Saúde diz que a situação é estável, mas a publicação de um novo decreto não está descartada

Nesta quarta-feira (9), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou o boletim epidemiológico do munícipio. Os números do Coronavírus em Sant’Ana do Livramento chegaram a 1039 confirmações, desde o início da contagem em março, 104 casos ativos, 191 em análise e três pessoas hospitalizadas na Santa Casa de Misericórdia, sendo uma delas um homem de Rosário do Sul. De acordo com o Secretário da Saúde, Éder Fialho, ao todo, foram três rosarienses que necessitaram de internação na cidade. “A Saúde de Rosário pediu, não tinha como negar. Nossos pacientes vão direto fazer cirurgias oftalmológicas no bloco cirúrgico deles. […] Eram dois homens e uma mulher. Um casal já teve alta, e o homem que ficou está em estado estável, se recuperando”, comentou.

Sobre a possibilidade de Livramento também ter o colapso no sistema de saúde, Fialho diz que é mais difícil porque o setor é mais organizado do que o de Rosário e São Gabriel. “Nossa situação é confortável pelo baixo número de hospitalizações. […] Chegamos a ter sete pacientes na ala covid e dois na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). No início da pandemia nós tínhamos oito respiradores, agora temos 35. Estamos em uma situação favorável”. Entretanto, o Secretário disse que o Executivo não descarta um novo decreto com medidas mais restritivas visando evitar aglomerações. “Que a comunidade seja consciente. […] Nós estamos estudando para divulgar amanhã, no máximo sábado, um novo decreto, onde nós iremos dar uma apertada no cerco com relação aos descuidos que a comunidade está tendo. As aglomerações”.

Ainda de acordo com o Secretário, o intuito é que a situação nas festas de final de ano esteja um pouco mais controlada. “Nós preferimos apertar nesse momento para que a gente chegue às vésperas do natal e ano novo com uma situação sanitária mais confortável em nossa cidade”. Questionado se o novo decreto traria medidas mais restritivas ao comércio, Fialho negou. “Nós estamos estudando. Eu entendo que o comércio nunca foi problema, ao contrário, ele nos ajuda. […] Ele faz com que todas as pessoas usem máscara, usem álcool gel e limpem os pés na solução”.

Rodrigo Lorenzoni destina emenda de R$ 200 mil para Guaíba

Com o compromisso contínuo de fomentar o desenvolvimento local e melhorar a qualidade de vida nas comunidades, o deputado estadual Rodrigo Lorenzoni anunciou, durante reunião na Prefeitura, realizada nesta quinta-feira (03), a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 200 mil para a cidade de Guaíba. Este recurso será direcionado para aprimorar a infraestrutura de saúde do município.