qua, 2 de abril de 2025

Variedades Digital | 29 e 30.03.25

Rotatória Capitão Olavo em fase final de implementação

Projeto será entregue com cinco meses de atraso após a previsão inicial

Com a previsão de finalização das obras ainda em 2020, a antiga Praça e agora rotatória Capitão Olavo, iniciou nesta semana a sua última etapa. Com cones e agentes de trânsito, grandes mudanças aconteceram, principalmente para quem utiliza a avenida Daltro Filho. Nos últimos dois meses, o local foi completamente alterado. A pracinha que antigamente contava com bancos e um espaço de lazer, no momento, conta com terra fértil onde deverão ser plantadas flores e plantas para evitar que as pessoas usem o espaço. Além das obras estruturais da praça, a Secretaria de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana realizou a pintura da via. Os agentes permaneceram nos entroncamentos alertando os condutores para as principais mudanças.
Para quem trafega pela rua Ângelo Melo, a curva à esquerda para acessar a avenida Daltro Filho em direção ao Village Center não é mais permitida. O condutor obrigatoriamente deverá realizar a conversão à direita e contornar toda a rotatória. Já os motoristas que trafegarão pela avenida Daltro Filho, no sentido Centro-Bairro, obrigatoriamente deverão acessar a rotatória em direção a avenida Francisco Reverbel de Araújo Góes, e fazer o contorno da rotatória, utilizando a faixa da direita para ir em direção Village Center. Para quem realiza o acesso à rua Ângelo Melo, deverá trafegar nesse mesmo sentido e aguardar em uma faixa exclusiva para acesso à via. Nos demais sentidos, como acesso à Francisco Reverbel de Araújo Góes e avenida Daltro Filho no sentido Bairro-Centro não houve alterações significativas, com exceção dos ônibus e veículos articulados, onde anteriormente pelo tamanho não precisavam fazer o contorno e acessavam a contramão, agora com as alterações, o contorno pode ser feito.
A obra, está com um atraso de aproximadamente cinco meses, quando ainda no governo Mari Machado, com o afastamento de Ico Charopen, anunciou o início das obras que levariam aproximadamente 25 dias, o que não aconteceu. Segundo o Engenheiro Vinicius Bordoli, o local foi alterado para evitar os recorrentes acidentes registrados. “Visamos a segurança dos motoristas que passam pela localidade. O local já foi palco de diversos acidentes devido ao grande fluxo de veículos nos horários de pico. Mas acredito que tudo dará certo e entregaremos uma rotatória de qualidade para os santanenses”, finaliza.

Deputado Afonso Hamm apresenta projeto para garantir o funcionamento das Usina Termelétrica de Candiota e Transição Energética Justa

Um novo projeto de lei (PL) 1371/2015, de autoria do deputado federal Afonso Hamm, foi apresentado nesta semana na Câmara dos Deputados. A proposta altera a Lei nº 10.848/2004, visando assegurar a Transição Energética Justa e a sobrevivência socioeconômica das regiões carboníferas do Sul do Brasil, além de fortalecer a segurança energética do setor elétrico brasileiro (SEB). O PL 1371/1025

📌 Café do Instituto Unimed/RS

Participe do Café do Instituto Unimed/RS. O evento contará com Vitelio Brustolin, pesquisador de Harvard e professor de Relações Internacionais da UFF. Colaborador para análises geopolíticas na CNN, Globo, Record e outros. Não perca! 📆 Dia: 24 de abril. ⏰ Horário: 19h. 📍 Local: Casa da Memória Unimed Federação/RS, Rua Santa Terezinha, 263, Porto Alegre. 🔗 Formato: presencial 📧 Inscrição via link: