qua, 2 de abril de 2025

Variedades Digital | 29 e 30.03.25

Homem desaparece ao tentar atravessar o lago Batuva

Foto: Marcelo Pinto/AP

Nesta quinta-feira (26), por volta das 17h, os militares do 10° Batalhão de Bombeiros Militar (10° BBM) foram acionados para socorrer um homem que desapareceu no lago do Batuva. Segundo familiares, Cristiano Alves, de 42 anos, que era conhecido como Missé, estava pescando com amigos no local e, em um determinado momento, resolveu atravessar o lago nadando. Entretanto, no meio da travessia, seus familiares relatam tê-lo perdido de vista.
Os bombeiros realizaram buscas pelo local informado pelas testemunhas com a utilização de um bote. Ao longo da operação, os militares realizaram algumas manobras com a embarcação com o intuito de agitar a água e trazer o corpo à superfície, o que não aconteceu. Também foi utilizada uma ferramenta conhecida como garatéia, uma espécie de gancho que, preso à uma corda, é lançado à água para tentar puxar o corpo, o que também não deu certo.
Com a extinção da luz solar, as buscas foram suspensas no local. Entretanto, duas equipes de mergulhadores foram acionadas. Na manhã de sexta-feira (27), as equipes de mergulhadores do 4° Batalhão de Bombeiros Militar, de Santa Maria, e os integrantes do 10° Batalhão de Bombeiros Militar, de Uruguaiana, chegaram ao local para prestar apoio às buscas.
Desde as primeiras horas do dia, os militares realizaram mergulhos em diversos pontos do lago, mas, por conta da falta de visibilidade debaixo da água, o trabalho tornou-se um pouco mais difícil. Outra questão foi a mudança do relato dos familiares que, no final da manhã, indicaram outro ponto onde Alves teria desaparecido. Até o fechamento desta edição, os mergulhadores continuavam com a busca, mas já se encontravam com pouco estoque de oxigênio. A previsão é de que as buscas fossem suspensas nesta sexta e, após a reposição do oxigênio, sejam retomadas no sábado (28).

Deputado Afonso Hamm apresenta projeto para garantir o funcionamento das Usina Termelétrica de Candiota e Transição Energética Justa

Um novo projeto de lei (PL) 1371/2015, de autoria do deputado federal Afonso Hamm, foi apresentado nesta semana na Câmara dos Deputados. A proposta altera a Lei nº 10.848/2004, visando assegurar a Transição Energética Justa e a sobrevivência socioeconômica das regiões carboníferas do Sul do Brasil, além de fortalecer a segurança energética do setor elétrico brasileiro (SEB). O PL 1371/1025

📌 Café do Instituto Unimed/RS

Participe do Café do Instituto Unimed/RS. O evento contará com Vitelio Brustolin, pesquisador de Harvard e professor de Relações Internacionais da UFF. Colaborador para análises geopolíticas na CNN, Globo, Record e outros. Não perca! 📆 Dia: 24 de abril. ⏰ Horário: 19h. 📍 Local: Casa da Memória Unimed Federação/RS, Rua Santa Terezinha, 263, Porto Alegre. 🔗 Formato: presencial 📧 Inscrição via link: