Dezesseis pessoas foram identificadas, conduzidas e implicadas pela prática de crimes eleitorais
Porto Alegre/RS: A Polícia Federal concluiu a primeira etapa da atuação nas eleições 2020 no Rio Grande do Sul.
Todo o efetivo policial disponível está mobilizado no mês de novembro e priorizando as investigações de crimes eleitorais, com a utilização de tecnologias e ferramentas, como o emprego de 16 drones no estado para reprimir a prática de crimes eleitorais.
A partir do Centro de Comando Eleitoral instalado na Superintendência da Polícia Federal em Porto Alegre, foram coordenadas as ações do órgão no estado.
Neste domingo de eleições, a Polícia Federal registrou nove ocorrências de crimes eleitorais de menor potencial ofensivo, nas cidades de Porto Alegre, Bagé, Santa Maria, Santo Ângelo e Jaguarão. Nesses flagrantes, foram identificadas, conduzidas e implicadas 16 pessoas pelas práticas de crimes eleitorais, como boca de urna. Em um dos casos, em Porto Alegre, o drone utilizado teve participação direta na identificação do suspeito, que posteriormente foi abordado pela equipe da Polícia Federal. O equipamento também auxiliou em outros registros no estado, que serão utilizados em investigações.
A Polícia Federal atuou integrada ao TRE e ao Ministério Público Eleitoral para atendimento das demandas, e às demais forças a partir do Centro de Comando da Secretaria de Segurança Pública, com troca de informações para agilizar o atendimento de ocorrências e em coordenação integrada das ações.
Comunicação Social da Polícia Federal no Rio Grande do Sul
Créditos: Policia Federal