Anualmente, um força tarefa é montada para a revitalização e limpeza das dependências do cemitério municipal de Sant’Ana do Livramento. Neste ano, com a proximidade do feriado, no próximo dia 2 de novembro, e por conta da pandemia de Coronavírus, os cuidados devem ser intensificados. Na noite desta quinta-feira (29), a Prefeitura publicou um material publicitário com uma série de orientações sanitárias com o intuito de promover um ambiente mais seguro para quem for realizar alguma visita.
Entre as orientações, além do protocolo já conhecido, também estão as recomendações à entidades religiosas para que evitem realizar celebrações ou encontros nas dependências do cemitério, ou que aumentem a periodicidade dos encontros com um número menor de pessoas. Prevendo o início da movimentação já nesta sexta-feira (30), o Executivo já anunciou o início das atividades. “É um feriadão e dia de finados, o cemitério público é bastante frequentado. A gente já vem, desde 2017, disponibilizando algumas coisas para que as pessoas possam fazer uma visitação mais tranquila e, pelo movimento, se decidiu criar um protocolo. […] Vai ter sim fiscalização, tanto por parte da fiscalização da Fazenda, quanto da Secretaria da Saúde que vai estar lá para orientar e auxiliar as pessoas”, comentou o Secretário Geral de Governo, Ricardo Dutra.
Ainda em sua fala, Dutra informou que o protocolo não deve causar estranheza à população, pois as medidas adotadas não divergem muito do que já vem sendo cobrado pelas autoridades. “É o uso de máscara, a higienização das mãos, manter uma distância. Então vamos estar controlando o acesso, os funcionários vão estar circulando dentro do cemitério. A higienização vai ser intensificada, a Prefeitura vai fazer a cada período uma higienização completa dos lugares de uso comum”, completou.