Os fãs da sétima arte não precisam lamentar as salas de cinema fechadas por causa da pandemia, isto porque o Colégio da Urcamp está promovendo a 6ª edição do Cinecamp, o Festival de Cinema da instituição. Comumente realizado em amplos espaços, desta vez as exibições ocorrerão de forma virtual, em razão da situação sanitária em que o município se encontra.
Mesmo em novo formato, a organização garante que a qualidade das produções e do evento serão mantidas. Nesta edição, além de reexibições de filmes e curtas premiados em edições anteriores, também terão destaques alguns conteúdos produzidos durante o período de isolamento. Cabe destacar que todo o material é produzido por alunos do colégio com a orientação dos professores. “A gente orienta e organiza o mínimo do festival, o resto é tudo com eles”, explica Dionéia Macedo, professora de Arte.
Outro ponto que confere ainda mais prestígio ao Cinecamp é que o festival integra a programação de uma das maiores amostras de iniciação científica do Rio Grande do Sul: o Congrega Urcamp, que também está ocorrendo de forma virtual. “A nossa expectativa de quantidade de público é bem grande porque, além de todos os alunos dos colégios da Urcamp, que envolve as cidades de Livramento, São Gabriel, Dom Pedrito e Alegrete, têm todos os que estão inscritos no Congrega. Nós também enviamos convites para todas as escolas do nosso município que tenham interesse de assistir o evento online”, afirma Dionéia.
Ainda em sua fala, a professora de Arte também destaca o viés de fomento à juventude e suas produções que o evento promove. “Que, principalmente, a gente veja nele a força da criatividade, da arte, da sensibilidade e da grande potência que existe na juventude quando ela resolve fazer alguma coisa. Não importa a quarentena, os meios, pois quando eles querem fazer arte de qualidade, eles fazem”. O evento acontece na próxima sexta-feira, dia 30, das 8h às 12h no canal oficial da Urcamp, no Youtube, e é aberto a toda a comunidade.