sáb, 5 de abril de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.04.25

PRF dá dicas de prevenção de acidentes após semana trágica

Semana foi marcada por acidentes envolvendo a morte de santanense

A semana foi marcada por uma tragédia nas estradas do Rio Grande do Sul. Próximo à Santa Margarida do Sul, a santanense Carla Geovana Alvarez, de 40 anos, faleceu tragicamente. Ela era motorista de um dos caminhões que colidiram ainda na madrugada dessa terça (13) na BR-290.

Carla era funcionária de uma rede de postos de combustíveis de Sant’Ana do Livramento e fazia o transporte de produtos da refinaria até seu destino final. Ela também era conhecida por ser uma das poucas mulheres motoristas de caminhão da cidade.

O episódio chamou a atenção para a prática da direção defensiva e os cuidados no trânsito. Em contato com a 11ª delegacia regional da PRF, com o agente Roberto Muniz, foi passado algumas dicas importantes na hora de pegar a estrada: “Respeitar os limites de velocidade, manter distância de segurança em relação aos demais veículos, ultrapassar apenas quando houver plenas condições de segurança, evitar dirigir com sonolência e não utilizar o telefone celular. Se possível, viaje enquanto houver luz natural e estude antecipadamente o caminho a ser percorrido. Estas são algumas das principais orientações da Polícia Rodoviária Federal para reduzir o risco de acidentes”.

A PRF também orienta os usuários de rodovias, mesmo antes de viagens curtas, a fazer a revisão preventiva do veículo, incluindo a checagem dos pneus, do sistema de iluminação, dos equipamentos obrigatórios, do nível do óleo e do radiador, entre outros itens.

O uso do cinto de segurança, do capacete para os motociclistas e dos demais equipamentos de segurança são importantes para evitar ou reduzir lesões em caso de acidente. É importante que o motorista dirija descansado e sem estar sob efeito de álcool ou drogas.

Por: João Victor Montoli

Liberdade Ameaçada, de Rodrigo Lorenzoni, tem concorrida sessão de autógrafos em Porto Alegre

O lançamento do livro Liberdade Ameaçada na noite de quinta-feira (03) pode ter sido o segundo mais concorrido já realizado na Livraria Santos do Pontal Shopping. A venda de exemplares superou as expectativas e a sessão de autógrafos durou cerca de três horas. Participaram do evento, além do organizador do livro, Rodrigo Lorenzoni, quatro dos doze autores de capítulos: Marco