A comunidade da escola Vitélio Gazapina, o conhecido Polivalente, celebrou o Dia do Professor de uma maneira diferente. No lugar das festas com muita descontração e aglomeração, este ano com a pandemia de Coronavírus, a comemoração alusiva ao dia do professor foi através de um Drive Thru, uma pequena visita dos alunos e pais aos professores, tudo com a devida proteção e distanciamento.
A diretora da escola, Ida Larruscahim, destacou que por se tratar de um momento atípico na história, o mundo teve de se adaptar: “É uma situação diferente, onde nós todos acabamos aprendendo também, refletimos muito na nossa missão e agora realizamos este momento de breve contato para comemorarmos o Dia do Professor e do servidor público. Graças a isso, não deixamos de ver nossos colegas e termos um pouco de carinho no nosso dia”, conta.
Ida também comentou sobre os desafios do ensino remoto, pois o método de ensino teve de ser alterado: “Antes, nós pedíamos aos alunos para desligarem os celulares durante as aulas e agora eles estudam por ele. É um momento de aprendizado para nós, professores, a criar outra forma de ensinar, pois não estamos ao lado dos alunos para ensiná-los de forma prática. O ensino remoto foi desafiador começando para os professores, desde o início do distanciamento nos tornamos alunos também para tornarmos nossas aulas online atrativas para os alunos. Cada dia aprendemos um pouco mais e os alunos também nos ensinam. A tecnologia está aí, o ensino cabe na palma da mão. Devemos aproveitar essa era digital para termos mais conhecimento”.
Os carros que paravam em frente à escola, chegavam buzinando, com muita alegria e saudade. Alguns olhares marejados foram vistos, mas a alegria de rever alunos que estavam sendo acompanhados apenas pelas telas foi grande. Todos que passavam pelo Drive Thru recebiam alguns presentes e doces, uma forma de demonstrar carinho aos alunos e colegas que no momento não pode ser transmitido através de um abraço.
Por: João Victor Montoli