qui, 3 de abril de 2025

Variedades Digital | 29 e 30.03.25

O papel do educador para um mercado de trabalho global

No primeiro dia do Experience Senac 2020, evento 100% on-line e gratuito, a relevância do educador na formação de profissionais analíticos foi o destaque
Destaque para a diversidade e a importância de aprender a língua inglesa, o momento de transformação que estamos vivendo, a tecnologia no centro como ferramenta para o pensamento analítico e o educador como personagem principal para se alcançar um mercado de trabalho global. Este pode ser o resumo do primeiro diálogo do Senac Experience 2020 que teve como convidados o cônsul geral do Consulado dos Estados Unidos em Porto Alegre, Shane Christensen e o  cientista e pesquisador dos impactos dos dados na sociedade e nos negócios, Ricardo Cappra. Ambos abordaram, na noite dessa terça, dia 13 de outubro, os caminhos da “Educação para um mercado de trabalho global”.

O cônsul avisou que não é especialista em educação, mas acredita que cada povo tem suas características e também diferenças e semelhanças com os demais. “O que os une deve ser uma educação de qualidade que significa cidadania, que cria bases sólidas para o futuro da humanidade, gera oportunidades iguais para todos. Qualidade em educação abre mentes para as diferenças e abraça o que temos em comum. E é através da educação de qualidade que se abre portas para um mercado de trabalho global”, afirmou Shane que ainda destacou a importância do aprendizado da língua inglesa para que as oportunidades sejam aproveitadas. “Saber inglês e conhecer outras culturas é fundamental para se chegar ao mercado globalizado. Solidifica relações e derruba barreiras”.

Cappra falou sobre a tecnologia da informação que está servindo de solução para tantas demandas depois que a pandemia girou a chave do dia para a noite. O cientista enfatizou que vivemos uma transformação digital acelerada e o que vai ficar de toda essa experiência é uma montanha de dados. Cappra acredita que a partir de agora teremos uma geração analítica ocupando o mundo. “Para aprender a cruzar informações e dados, conectar as pontas, filtrar o que é falso do que é verdadeiro e interagir com as ferramentas que a tecnologia oferece essa geração vai precisar, mais do que nunca, do educador. Este é o papel do educador nestes novos tempos: servir como um curador, dar a direção, os caminhos. Muito mais importante do que aquele que apenas transmite conhecimento”.

O cientista apontou que as organizações estão acessando todas essas informações e dados em tempo real e usam isso como um acelerador para a tomada de decisões. “É o que o mercado exige: profissionais com maior poder analítico para a rápida tomada de decisões e readequação das estratégias, se necessário for. E é o educador quem vai dar os rumos para esses profissionais”, definiu Cappra.

Shane e Cappra finalizaram dando algumas dicas para quem deseja ingressar no mercado de trabalho global. O cônsul falou sobre o Education USA, serviço do governo norte-americano que orienta sobre as universidades dos Estados Unidos e que podem ser um início de uma carreira internacional. A tecnologia da informação foi o que levou Cappra para o mercado global, mas segundo o pesquisador, atualmente qualquer  área pode abrir portas para o mundo globalizado. “Até mesmo as redes sociais podem conduzir para um diálogo e trabalho no exterior. Não crie barreiras que não existem”, finalizou dando dicas de leitura: “Mais rápido e melhor”, de Charles Duhigg e  “Fact Fulness” de Hans Rosling.

Até o dia 16 de outubro, sempre às 19h, no canal do YouTube do Senac-RS, o Experience Senac 2020 apresentará um diálogo com a participação de dois expoentes dos temas centrais, que debaterão sobre os possíveis futuros para a educação. O tema será abordado em diversos contextos, que contemplam tópicos como mercado de trabalho, trabalho feminino, inovação e hibridismo na educação.

Mais informações e inscrições no site www.senacrs.com.br/experience. Confira abaixo a programação:

14/10 (quarta-feira)  

Educação para o futuro do trabalho feminino
Horário: 19h
Palestrantes: Lisiane Lemos e Kelly Gusmão

15/10 (quinta-feira) – Diálogo especial do Dia do Professor  

O futuro da educação é híbrido. Que desafios enfrentamos?
Horário: 19h
Palestrantes: Vera Cabral e Anna Beatriz Waehneldt

16/10 (sexta-feira)  

Educação e Inovação
Horário: 19h
Palestrantes: Rodrigo Filgueira e Gustavo Reis

Serviço:  
Evento: Experience Senac 2020
Quando: de 13 a 16 de outubro
Hora: 19h
Onde: Youtube do Senac-RS (o evento será ao vivo e não ficará disponível depois da transmissão)

Inscrições: gratuitas no www.senacrs.com.br/experience.

Allanamiento e incautación de droga en Rivera

En la jornada de este miércoles 2 de abril tras un trabajo de inteligencia policial llevado adelante por parte de la Dirección de Investigaciones de la Jefatura de Policía de Rivera con apoyo de la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte y el Grupos de Reserva Táctica (GRT), en el constate combate al micro tráfico de

Deputado Afonso Hamm apresenta projeto para garantir o funcionamento das Usina Termelétrica de Candiota e Transição Energética Justa

Um novo projeto de lei (PL) 1371/2015, de autoria do deputado federal Afonso Hamm, foi apresentado nesta semana na Câmara dos Deputados. A proposta altera a Lei nº 10.848/2004, visando assegurar a Transição Energética Justa e a sobrevivência socioeconômica das regiões carboníferas do Sul do Brasil, além de fortalecer a segurança energética do setor elétrico brasileiro (SEB). O PL 1371/1025