Na última sexta-feira (18), foi concluída a primeira etapa do processo licitatório do transporte escolar para a zona rural de Sant’Ana do Livramento. Ao todo, cerca de 40 linhas foram licitadas através de um pregão online. Agora, segundo a secretária de educação do município, Rosemeri Silva, a empresa vencedora tem o prazo de cinco dias úteis para apresentar a documentação que, caso aprovada, já possibilite o início do programa.
De acordo com Rosemeri, o objetivo do Baú da Educação é aproximar os alunos das instituições e também oferecer suporte pedagógico. “Este plano de ação ele visa, primeiro, minimizar os impactos no desenvolvimento do aluno do campo diante da grave crise imposta pela pandemia do novo Coronavírus e fortalecer os vínculos entre professor, escola e aluno”, explica.
Ainda segundo a secretária, o projeto prevê que os professores entreguem “atividades escolares de forma acessível, confiável e assertiva” na porta de cada aluno. Ainda dentro da visita, o tempo estipulado de permanência em cada local é de até meia hora, o que, de acordo com a Secretaria Municipal de Educação (SME), será o suficiente para que os alunos tirem dúvidas e que os docentes entreguem as atividades.
Quanto à periodicidade, a secretária informa que a frequência da entrega de atividades ocorrerá uma vez por semana, mas que as datas e horários ficarão a cargo de um acerto entre os professores e responsáveis de cada aluno.
As equipes de professores e colaboradores de cada instituiAAZZção de ensino serão divididas em unidades para que os mais de 800 alunos da zona rural sejam contemplados. “Os alunos terão acesso a histórias, reportagens, desafios, orientações, jogos, brincadeiras, então cada unidade irá encher um baú com diversas atividades”, complementa Rosemeri.
A SME ainda não possui uma data definida porque ainda espera a conclusão da segunda fase da licitação. Entretanto, Rosemeri acredita que até outubro o projeto já esteja em andamento. “Começa no mesmo dia em todo o município, com uma logística determinada pela secretaria. […] Muitos perguntam: Isso é viável? Sim, é viável, utilizando todas as linhas do transporte escolar”, pontuou.
Paratleta da APAE Bruno Carossio recebe honraria do Comitê Brasileiro Paralímpico
Neste sábado 23 de novembro, Bruno Armando Lamp Carossio, paratleta santanense da APAE, recebeu na capital dos gaúchos, a honraria “Mizael Conrado” ofertada pelo Comitê Brasileiro Paralímpico como destaque em 2024. A cerimônia foi realizada no Clube do Professor Gaúcho em Porto Alegre, Avenida Guaíba, nº 12060, bairro Ipanema – Porto Alegre, às 20h. O paratleta esteve acompanhado da professora