No último dia 23 de setembro foi celebrado o Dia Nacional do Agente de Trânsito. Muitas histórias aconteceram ao longo dos anos que contaram com o apoio destes importantes funcionários públicos. Os azuizinhos, assim carinhosamente chamados na Fronteira da Paz pela tonalidade azul de seus uniformes, estão presentes em diversos momentos do cotidiano e o trabalho dos agentes não se limita apenas a multas e fiscalizações de trânsito.
Com a pandemia de Coronavírus, o trabalho dos agentes ganhou destaque na mídia com o apoio da fiscalização da Defesa Civil, realização de barreiras sanitárias nas entradas da cidade, escolta dos tratores que realizam a pulverização de químicos para eliminar o vírus das ruas, tudo isso sem deixar de lado o atendimento às ocorrências de trânsito e fiscalizações de rotinas.
O agente de trânsito Davi Peres compartilhou, de seu arquivo pessoal, diversos momentos que marcaram as atividades durante os últimos anos: “Durante nossas fiscalizações aprendemos muito com as situações de rua, como respeitos aos animais, onde acabamos fazendo amigos que recebem nossa atenção compartilhando alimento e buscando retirá-los da via para evitar atropelamentos. Atuamos também em operações com outros órgãos de segurança pública como a Operação Balada Segura, onde até mesmo o “Coringa”, personagem inimigo do Batman, fez o teste. Temos a divisão especializada em educação no trânsito, onde o foco principal são as boas práticas, tanto para motorista quanto para condutores. Ajudando o próximo, praticando a empatia quando ajudamos um senhor a trocar o pneu de seu carro que havia furado, apoio em eventos. Sem falar também nas atividades integradas com Rivera, ações em calamidades como quedas de árvores e fios em via e agora também com doações aos mais necessitados durante a pandemia”, conta.
Todos relatos citados por Davi são marcantes para ele e possuem uma boa história por trás das imagens. Além do Dia do Agente de Trânsito, na última sexta-feira (25), foi o Dia Nacional do Trânsito. “O trabalho é dificil, visto que o munícipio possui mais de 68 mil carros emplacados, além dos veículos uruguaios e, esporadicamente, veículos de turistas de outros municipios. A imprudência no trânsito está refletida em números, apenas nos primeiros seis meses de 2020, o número geral de acidentes foi superior ao ano inteiro de 2019”. Portanto, a prática da direção defensiva é fundamental para evitar acidentes. E em qualquer situação que envolva trânsito, os azuizinhos estarão lá para orientar os condutores de Sant’Ana.
Dois Veículos fazendo “racha” na Avenida João Goulart provocam grande acidente com danos materiais
Na madrugada deste sábado, 23 de novembro, a Brigada Militar atendeu a uma ocorrência de acidente de trânsito na Avenida João Goulart por volta da 1h30. Conforme o Boletim de Ocorrência, registrado na Delegacia de Pronto Atendimento da Polícia Civil, o acidente teria sido causado por conta de um “racha” envolvendo um veículo VW Gol cinza e um veículo Peugeot