qui, 3 de abril de 2025

Variedades Digital | 29 e 30.03.25

Análise de mídia de Gilberto Jasper

➤ MANCHETES DO DIA

Folha: Em 4 anos, 21 mil candidatos mudam declaração de cor
Globo: Decisão unânime do TRE declar que Crivella está inelegível até 2026
Estadão: Sob pressão, AGU suspende promoção em massa de servidores
Valor: Políticos tentam acordo sobre reforma tributária
Correio: O dia em que Ana Clara doou nova vida para João Miguel

➤ CENÁRIO NACIONAL

O aumento da aprovação de Bolsonaro de 29% para 40%, segundo a CNI/Ibope, é atribuída amplamente ao auxílio-emergencial. O maior crescimento foi entre quem ganha um salário mínimo e no Nordeste. O noticiário não consegue encontrar outras respostas para a subida do presidente, o que revela também como a cobertura está sempre presa a explicações de curto prazo, que geralmente se desmancham depois. Foi assim, por exemplo, na época em que se apostava na queda de Bolsonaro.

➤QUEM MAIS?

Os números da pesquisa mostram que a pandemia, as queimadas, o aumento no preço dos alimentos e a subida no desemprego tornaram-se fatores coadjuvantes na popularidade de Bolsonaro.

A grande questão é se isso é um resultado ligado especificamente a Bolsonaro ou qualquer outro presidente que tivesse adotado o auxílio emergencial também teria subido nas pesquisas.

Os jornais preferem a primeira tese. Para Merval Pereira, a alta traz um paradoxo: “Ao mesmo tempo que revigora sua força política, obriga-o a obter aprovação para o novo programa social que entraria em vigor no início do ano que vem, quando termina a vigência do auxílio emergencial da pandemia”.

Ele lembra que a pesquisa veio antes da redução à metade do auxílio, a partir de outubro.

➤ CONGRESSO

De quando em quando, alguns nomes tentam emergir na corrida pela eleição no Congresso. Em geral, submergem logo em seguida. O Correio fala que, diante das incertezas nas duas Casas, Baleia Rossi e Eduardo Braga, ambos do MDB, têm buscado ganhar votos junto aos colegas.

➤ TEXTOS SUGERIDOS

Correio Braziliense: Coluna Brasília-DF

Tropa de Alcolumbre balança
O parecer técnico de consultores do Senado sobre a inconstitucionalidade da reeleição dos presidentes das duas Casas legislativas tirou de cena vários apoiadores do senador Davi Alcolumbre (DEM-AP). Há um grupo, agora, disposto a ajustar a visão para outros nomes.

Onde mora o perigo
A perspectiva de o STF não decidir, deixando os parlamentares cuidarem desse tema, uma vez que ainda não há uma candidatura oficialmente posta para o comando do Senado, é vista como o pior dos mundos para Alcolumbre. Isso porque ele estará exposto a uma ação direta de inconstitucionalidade, caso se apresente oficialmente para concorrer à reeleição.

MDB se anima
Diante das incertezas, o MDB entra no aquecimento e nas duas Casas. Na Câmara, o líder e presidente do partido, Baleia Rossi (SP), deflagrou conversas com os parlamentares. E, no Senado, o nome que entra em movimento é o do líder da bancada emedebista, Eduardo Braga (AM), que tem trânsito na oposição.

Allanamiento e incautación de droga en Rivera

En la jornada de este miércoles 2 de abril tras un trabajo de inteligencia policial llevado adelante por parte de la Dirección de Investigaciones de la Jefatura de Policía de Rivera con apoyo de la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte y el Grupos de Reserva Táctica (GRT), en el constate combate al micro tráfico de

Deputado Afonso Hamm apresenta projeto para garantir o funcionamento das Usina Termelétrica de Candiota e Transição Energética Justa

Um novo projeto de lei (PL) 1371/2015, de autoria do deputado federal Afonso Hamm, foi apresentado nesta semana na Câmara dos Deputados. A proposta altera a Lei nº 10.848/2004, visando assegurar a Transição Energética Justa e a sobrevivência socioeconômica das regiões carboníferas do Sul do Brasil, além de fortalecer a segurança energética do setor elétrico brasileiro (SEB). O PL 1371/1025