Terminou, nessa semana, o prazo dado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que os partidos políticos realizem as suas convenções partidárias com foco nas eleições municipais de 2020. Em todo o Brasil, a Justiça Eleitoral prevê mais de 700 mil candidatos no pleito de novembro próximo.
De acordo com levantamento feito pelo Jornal A Plateia junto aos partidos estruturados em Sant’Ana do Livramento, no município haverá mais de 200 opções ao parlamento santanense e sete candidatos a prefeito e vice.
Os números foram confirmados durante os encontros, alguns presenciais e outros virtuais, atendendo às recomendações médicas e sanitárias impostas pelo cenário de pandemia causada pelo novo coronavírus. Alguns partidos políticos conciliaram os meios virtual e presencial, dando-se a parte presencial de forma descentralizada, com pontos de votação instalados nos diretórios e em locais estratégicos da cidade, observando as leis e as regras de prevenção do contágio.
Prazo para registro de candidatura vai até o dia 26
Com a prorrogação do pleito municipal, também foram fixadas novas datas para outras fases do processo eleitoral de 2020, entre elas a de registro dos candidatos escolhidos em convenções partidárias. O prazo final para a apresentação do pedido de registro de candidatura na Justiça Eleitoral, inicialmente definido para 15 de agosto, passou para o dia 26 de setembro.
Cada partido político ou coligação poderá solicitar à Justiça Eleitoral o registro de um candidato a prefeito e um a vice-prefeito. Somente partidos poderão requerer o registro de candidatos a vereador, no limite de uma vez e meia o do número de vagas disponíveis na Câmara Municipal.