A Secretaria Municipal de Educação vem realizando uma pesquisa entre os pais dos alunos da rede municipal de ensino para saber a sua opinião sobre o retorno ao estudos. Até agora a grande maioria, cerca de 80% é contrária alegando a insegurança de enviar seus filhos ambiente escolar com medo de uma contaminação. A informação foi confirmada na manhã de hoje pela secretária de educação Rosimary Silva durante entrevista para a Rádio RCC FM 95.3.
“Essa é uma questão muito complexa e preocupante. Nós estamos com essa enquete porque queremos ouvir a comunidade escolar e pelo que estamos acompanhando ela continua com uma votação contrária a volta às aulas. Cerca de 80% das pessoas ouvidas não querem mandar seu filhos para a escola. Além disso nós temos que ouvir o conselho municipal de educação, e todos os envolvidos na rede de ensino. A descrição precisa ser em grupo”.
A Secretária destaca que os números da pandemia em Livramento preocupam muito ainda pois todos os dias novos casos estão surgindo. Questionanda sobre as condições das escolas para um possível retorno as aulas, Rosimary disse que a rede municipal já está tomando as devidas providencias para isso. “Estamos tomando todos os cuidados. Como é sabido por todos o governo do estado espediu uma portaria criando cos Centros Emergências para Saúde na Educação. Aqui nós temos o municipal e o estadual. E isso significa que cada escola terá também a sua responsabilidade. Aqui na secretaria educação antes do estado criar esses centros, nós já tinham um comitê responsável com a participação de várias entidades e órgãos. Esse grupo está tecendo uma cartilha que será entregue as escolas para cuidar dos alunos em um possível retorno”.
Além disso, Rosimary destacou que a secretaria municipal de educação possui dois projetos, sendo um chamado Cuidado do Educador onde existem uma psicóloga a disposição dos professionais fazendo atendimentos online. “Nós temos também o projeto Acolher para mapear todo o profissional da educação e lhe fornecer a devida assistência. Quanto aos EPIs para as escolas nós já iniciamos o processo de aquisição e já estamos na fase de assinatura de contrato com os fornecedores. Então nós estamos nos preparando sim para as aulas presenciais. Mas o momento é de preocupação, e a decisão de voltar vai ser tomada em conjunto. Se a pergunta for: As aulas vão voltar amanhã, a resposta é não” Mas estamos trabalhando para isso”.