qui, 3 de abril de 2025

Variedades Digital | 29 e 30.03.25

Semana é marcada por mudanças em coligações na corrida eleitoral

Pelo menos dois partidos mudaram de ideia sobre o apoio a determinados projetos do Executivo Municipal

A semana foi marcada por duas mudanças com relação às alianças ao pleito de 2020, que definirá quem comandará a Prefeitura de Sant’Ana do Livramento pelos próximos quatro anos. A primeira alteração veio do PTB. Ainda no sábado (29), uma reunião com os representantes do Partido Democrático Trabalhista (PDT) teve como resultado um novo apoio à candidatura do atual prefeito Ico Charopen, que tentará a reeleição.
No domingo (30), o presidente do PTB, Claudio Coronel emitiu uma nota explicando a decisão. “O PTB junto ao seu Presidente Claudio Coronel, com o apoio dos vereadores Germano Camacho e Lídio Mendes Melado, e a grande maioria dos membros da Executiva, e grande maioria dos seus pré-candidatos a vereadores, vai levar proposta à convenção municipal e ao diretório municipal da coligação nas eleições de novembro de 2020 com o PDT (…)”.
Procurado por A Plateia, Claudio Coronel afirmou que seguirá a determinação do partido. “Essa decisão será tomada pelo diretório, no próximo dia 10. Até agora, 98% do partido esteve em conversação e gosta da ideia de apoio ao PDT, mas é algo que será definido depois da votação de 45 membros do diretório”, explicou. Questionado se concorreria a prefeito ou a vice, Coronel destaca que ainda não há definição, mas que, independente do cargo, colaborará com o partido.

Miguel Pereira (Progressistas) (Foto: Arquivo/AP)

PROGRESSISTAS

A segunda mudança se deu no meio da semana e veio do Progressistas. O partido deixou a coligação de apoio à vice-prefeita Mari Machado (PSB), que concorrerá ao cargo de prefeita. A definição se deu no fim da tarde de quarta-feira (02), após ser divulgada a informação de que o ex-vice-prefeito Ângelo Sant’Ana concorreria ao cargo na mesma chapa da socialista que está recebendo o apoio do MDB, PSDB e PL.
Os progressistas tinham expectativa de ter confirmado um de seus nomes para compor a chapa. No fim do mês passado, uma lista tríplice foi apresentada com os nomes de Miguel Pereira, César Maciel e Carlos Nilo, para possíveis candidatos a vice.
A convenção do Progressistas deve acontecer no dia 10 de setembro e até lá precisam ser definidos os nomes do partido que concorrerão às vagas ao Executivo Municipal, já que durante a reunião se falou muito em uma construção de chapa pura. O nome mais forte para o cargo de prefeito é o de Miguel Pereira. Já para vice, o partido ainda deve confirmar quem será. No Progressistas Márcia da Rosa é o nome pré-definido, mas como a conversação com o PSC ainda está acontecendo, também não está descartada a possibilidade que o pré-candidato José Airton Costa (PSC) assuma esse espaço.

PSC

Apesar do convite do Progressistas para a composição, o PSC também tem recebido propostas do Democratas (DEM). A informação foi repassada pelo próprio presidente do partido, que deve colocar na pauta da reunião deste sábado (04) para que os integrantes decidam se a agremiação deve apoiar um dos dois partidos ou seguir com chapa própria, como já haviam anunciados.

Allanamiento e incautación de droga en Rivera

En la jornada de este miércoles 2 de abril tras un trabajo de inteligencia policial llevado adelante por parte de la Dirección de Investigaciones de la Jefatura de Policía de Rivera con apoyo de la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte y el Grupos de Reserva Táctica (GRT), en el constate combate al micro tráfico de

Deputado Afonso Hamm apresenta projeto para garantir o funcionamento das Usina Termelétrica de Candiota e Transição Energética Justa

Um novo projeto de lei (PL) 1371/2015, de autoria do deputado federal Afonso Hamm, foi apresentado nesta semana na Câmara dos Deputados. A proposta altera a Lei nº 10.848/2004, visando assegurar a Transição Energética Justa e a sobrevivência socioeconômica das regiões carboníferas do Sul do Brasil, além de fortalecer a segurança energética do setor elétrico brasileiro (SEB). O PL 1371/1025