sáb, 5 de abril de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.04.25

Idosa aguarda troca de bateria de marcapasso há um ano

Idosa aguarda troca de bateria de marcapasso há um ano

Nessa semana, Silvia Gonçalves, filha de Odete Gonçalves, realizou uma denúncia sobre um problema que vêm enfrentando desde o fim de 2019. Odete, de 86 anos, possui um problema cardíaco e utiliza marcapasso. Em uma consulta de rotina, ainda em 2019, foi aconselhado que houvesse uma troca da bateria do equipamento, pois a bateria atual só teria duração até setembro de 2020.
Em dezembro de 2019 foram realizados os encaminhamentos de toda a documentação para a Secretaria de Saúde para que houvesse tempo seguro para a troca do aparelho. A bateria do dispositivo, dura entre seis a doze anos. Este encaminhamento é realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Livramento e a última troca ocorreu em Alegrete.
Conforme a declaração de Silvia, seu esposo, que possui deficiência física, foi até a secretaria e conversou com o Secretário Adjunto Carlos Alberto Antunes, que assumiu a pasta após Éder Fialho ser afastado por estar com Covid-19. Segundo ele, foi tratado grosseiramente: “A gente vai à secretaria e é um descaso. Hoje mesmo, meu marido, que é cadeirante, foi lá e o secretário o deixou falando sozinho. Virou as costas e saiu. A minha mãe tem 86 anos e ela tem um mês só de bateria, só esse mês de setembro. É um descaso, uma pessoa idosa esperando, que de uma hora pra outra pode falecer. Eles estão esperando o quê? Ela entrar em óbito? Aí não vai adiantar mais”, desabafou.


Antunes, Secretário Adjunto repassou o que foi informado à família de Odete: “Eu informei para o senhor (marido de Silvia), que esteve na secretaria, que o secretário Éder estava providenciando a troca da bateria que infelizmente contraiu Covid-19 e que na sexta-feira (4) ele estaria retornando e que a primeira medida dele era fazer a troca dessa bateria”, destaca.
Conforme repassado por Silvia, na quarta-feira (2), a família foi informada que a idosa seria levada para outro município para realizar a troca do equipamento, porém, até o fechamento da edição, Odete não havia sido levada para a substituição da bateria.

Liberdade Ameaçada, de Rodrigo Lorenzoni, tem concorrida sessão de autógrafos em Porto Alegre

O lançamento do livro Liberdade Ameaçada na noite de quinta-feira (03) pode ter sido o segundo mais concorrido já realizado na Livraria Santos do Pontal Shopping. A venda de exemplares superou as expectativas e a sessão de autógrafos durou cerca de três horas. Participaram do evento, além do organizador do livro, Rodrigo Lorenzoni, quatro dos doze autores de capítulos: Marco