sex, 18 de outubro de 2024

Variedades Digital | 12 e 13.10.24

Adoráveis mulheres – O papel feminino na indústria

O filme mais recente adaptado da obra “Little Women” de Louisa May Alcott, publicado em 1868, recebeu a indicação ao Oscar de Melhor Filme e gerou certo descontentamento por não receber uma indicação na categoria de Melhor Direção para Greta Gerwig, cujo trabalho foi fenomenal. Isso claramente é um reflexo da sociedade machista. Mesmo com diversos movimentos para integrar o papel feminino na indústria cinematográfica, bem como demais meios meios predominantemente masculinos, ainda há muita luta pela frente. Não em relação ao trabalho em si, que é sabido o quão incríveis são, mas sim o do reconhecimento. Reconhecer que uma diretora merece receber oportunidades iguais de trabalho tanto quanto um diretor. Oportunidade para poder mostrar seu trabalho. Trabalho esse que é rico, delicado, forte, presente e de muitas formas necessário. Esse filme, especificamente, conta a história de vida de quatro irmãs no século XIX. Uma época difícil para os Estados Unidos, já que estavam vivendo a Guerra Civil.

É interessante a forma escolhida por Greta para conduzir o filme. Com muita delicadeza fica evidente a personalidade de cada uma das irmãs. Como uma é mais sensível, outra é mais focada, outra é mais aventureira, outra é mais criativa. Essas características tem uma importância muito grande e emociona o espectador a partir do momento em que as personagens, independentes, vão fazendo suas escolhas, sejam escolhas pessoais ou profissionais. O que também é muito bem realizado é a forma como o filme usa a passagem de tempo. Existem momentos no presente e momentos no passado, que ressalta a evidente evolução das personagens. O uso de câmera, figurino e fotografia ressaltam a diferença dos momentos. Acompanhar, como espectador, a evolução dessas personagens, acompanhar suas escolhas, e torcer para que cada uma delas encontre o que procura é a grande mensagem do filme. Fazemos o que queremos ou somente o que precisamos fazer? A nossa luta é pessoal ou coletiva? Meus interesses podem ser conquistados por esforço próprio? Enfim, perguntas que você se faz enquanto assiste o filme por acabar se reconhecendo em algumas atitudes das personagens.

A casa é regida por uma mãe forte e decidida que, em meio à guerra civil americana, precisou cuidar das filhas, enquanto o marido foi lutar na guerra. Em nenhum momento essa mãe deixa que falte algo para suas filhas, inclusive as reúne para ajudar famílias em situações piores. O filme conta com várias sequências de cenas emocionantes, seja pelo drama vivido pelas personagens, seja pela conquista de cada uma delas. Sentimento. Paixão. Carinho. Cuidado. Características atribuídas ao filme e ao mesmo tempo àquelas personagens. É emocionante acompanhar cada momento do filme. As atuações de um elenco fantástico são brilhantes. É um ótimo filme feito por uma excelente diretora e com atrizes incríveis no elenco.

PRF prende passageiro de carro que era foragido da Justiça em Sant’Ana do Livramento

Na tarde desta quinta-feira (17), a Polícia Rodoviária Federal prendeu um passageiro de um carro que era foragido da Justiça, com dois mandados de prisão em aberto por tráfico de drogas, associação ao tráfico e organização criminosa. A ação ocorreu na BR-158, em Sant’Ana do Livramento. Durante uma operação de combate ao crime, os PRFs abordaram um Corsa com placas

Governo lança campanha nacional para alavancar setor turístico do Rio Grande do Sul

Na manhã desta quarta-feira (18/9), o governo do Estado lançou a Campanha Nacional de Turismo, considerada como a maior campanha mercadológica da história do Rio Grande do Sul e que tem como objetivo posicionar o Estado como um dos principais destinos turísticos do Brasil, especialmente após as enchentes que impactaram fortemente o fluxo de visitantes. O evento de lançamento foi realizado no