sáb, 28 de dezembro de 2024

Variedades Digital | 21 e 22.12.24

Idosa aguarda por cirurgia cardíaca há um ano

Secretaria da Saúde informa que até sexta-feira (4) a situação deve ser resolvida

Nesta segunda-feira (31), Silvia Gonçalves, filha de Odete Gonçalves, de 86 anos, procurou a reportagem do jornal A Plateia para pedir ajuda em relação a situação de sua mãe. Dona Odete é cardíaca e utiliza um marcapasso, entretanto, ainda no ano passado, recebeu a informação de que precisaria trocar a bateria do aparelho até setembro de 2020. Segundo Silvia, o processo para que a cirurgia de troca de bateria do dispositivo fosse realizada já foi encaminhado ainda em 2019, mas até agora não receberam respostas. O procedimento deve acontecer em outra cidade, mas depende da autorização e do encaminhamento da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Sant’Ana do Livramento.

Ainda de acordo com a filha da idosa, ao procurar respostas na SMS no dia de hoje, seu marido foi tratado de forma grosseira. “A gente vai na secretaria e é um descaso. Hoje mesmo, meu marido, que é cadeirante, foi lá e o secretário deixou ele falando sozinho. Virou as costas e saiu. A minha mãe tem 86 anos e ela tem um mês só de bateria, só esse mês de setembro. […] É um descaso, uma pessoa idosa esperando […] de uma hora pra outra ela pode falecer. Eles estão esperando o quê? Ela entrar em óbito? Aí não vai adiantar mais”, desabafou.

Vale destacar que o secretário, o qual Silvia se referiu em sua fala, trata-se de Carlos Alberto Antunes, secretário adjunto da saúde e responsável pela SMS durante o afastamento de Eder Fialho após ter contraído Coronavírus. Procurado pela reportagem, Antunes nega as alegações de que teria sido rude com o marido de Silvia e que ainda explicou a ele sobre o andamento do processo. “Vai ter tempo hábil. […] Nós vamos trocar agora em setembro, é só o Eder (Fialho) chegar, na sexta. […] Ele pegou o telefone e seguiu falando com uma pessoa, […] a Helena, da contabilidade, me chamou, eu entrei na sala, conversei com ela e saí lá fora e disse pra ele novamente: “O senhor espere que vai ser trocado na sexta feira”, aí ele me perguntou quem era a Maihandra, eu disse: “É aquela moça que está ali na ponta”, e ele disse que ia falar com ela e eu saí”. Quanto à data, sexta-feira (4), é o dia em que Fialho será liberado de seu período de isolamento social e retorna às atividades na SMS.

Janete Badra Inteligência em Imóveis

O ano de 2024 foi muito especial para a gente, pois foi um ano de muito trabalho, aprendizado e, principalmente, de realização de sonhos.  Tivemos a alegria de ajudar muitas pessoas a encontrarem o lar ideal ou a fazerem investimentos que transformaram suas vidas e isso é o que nos move. Nada disso seria possível sem as pessoas incríveis que