seg, 6 de janeiro de 2025

Variedades Digital | 27 e 28.12.24

Mãe é detida pela Brigada após denúncia de maus tratos contra filho de 03 anos

O desespero de uma bisavó santanense de 80 anos de idade após fazer a denúncia à Brigada Militar na manhã deste sábado, culminou na Santa Casa de Misericórdia e, posteriormente, na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento. A bisa, moradora do Jardim Alvorada, local onde aconteceu o fato em Sant´Ana do Livramento, acionou a Brigada Militar para relatar que seu bisneto, um menino de apenas três anos de idade, seria vítima de maus tratos causados pela própria mãe, uma mulher de 23.

Ao chegar no local, a guarnição encontrou a criança com alguns ferimentos aparentes pelo rosto e marcas esparramadas em outras partes do corpo. Conduzidos à Santa Casa de Misericórdia juntamente com o Conselho Tutelar, a mãe inicialmente insistia na versão de que a criança teria sofrido uma queda após se desequilibrar em cima de uma cadeira.

A versão foi confrontada, desmentida pela própria mãe na presença dos médicos que examinaram a criança, dos conselheiros e dos policiais militares. Aos gritos na sala de atendimento da Santa Casa, a mãe admitiu que agrediu sim o filho, mas que sua intenção não era de machucar. O problema, é que machucou, e muito. As marcas da agressão eram visíveis com um grande hematoma do lado direito do rosto, além de outras marcas nas costas e parte posterior do tronco. A genitora recebeu voz de prisão e foi encaminhada juntamente com o padrasto à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento onde prestou seu depoimento ainda exaltada. A criança foi afastada da mãe e encaminhada para o Lar Daniel Albornoz onde permanecerá aguardando por uma nova decisão judicial. De acordo com o Conselho Tutelar, as denúncias a esta família já estavam sendo investigadas a algum tempo, mas, todas as vezes que eram realizadas as visitas ao local, nada podia ser constatado. O caso ganhou repercussão nas redes sociais tão logo se tornou público.

A indignação também era visível entre os policiais, médicos e conselheiros que atenderam à ocorrência. A bisavó, extremamente transtornada, prestou seu depoimento formal na delegacia de polícia, mas não quis e manifestar sobre o caso. O caso agora seguirá sendo investigado formalmente pela Polícia Civil de Sant´Ana do Livramento.