Mais uma vez a calmaria de um dia comum de trabalho no interior do munícipio foi interrompida quando dois homens chegaram a pé em uma propriedade rural localizada na região do Capão do Inglês, Coxilha Negra, estrada da linha, na manhã de quarta-feira, dia 26 de agosto, e anunciaram um assalto. Segundo informações registradas no boletim de ocorrência na Delegacia da Polícia Civil de Sant’Ana do Livramento, um dos homens estava portando um revólver; eles invadiram a estância e renderam o capataz que estava no local. O homem foi agredido e amarrado durante a ação que foi bastante violenta, conforme descrito no B.O.
Na sequência, o filho do capataz que chegava no local para trabalhar também foi rendido e amarrado. Durante a ação, os criminosos roubaram vários objetos de dentro da casa principal da estância. Segundo o relatado, os dois envolvidos eram extremamente violentos, pareciam estar sob o efeito de drogas. O fato ocorreu por volta das 9h30.
Recuperação de motocicleta utilizada no assalto
Naquele mesmo dia, uma guarnição da Brigada Militar se deslocou até a estrada internacional da Coxilha Negra onde havia uma motocicleta abandonada. A moto Honda, placas IOV2103 estava na beira da estrada nas proximidades do local onde ocorreu o roubo à residência. O policial comunicante, relatou em seu registro que, em conversa informal com moradores da localidade, os dois indivíduos que praticaram o roubo tripulavam aquele veículo.
Investigação
A reportagem entrou em contato com a Delegada da Polícia Civil, Giovana Müller que disse que agentes estiveram no local no dia do fato e que a ação dos criminosos e sua identidade estão sendo apuradas.
Assalto e invasões
Em 2020, pelo menos, dois casos semelhantes foram registrados. Um deles foi na tarde de sexta-feira, 3 de julho, quando criminosos invadiram uma propriedade localizada na região do Sarandi, a 83 km de Sant’Ana do Livramento. Segundo o Registro de Ocorrência que foi feito na Polícia Civil, por volta das 15h30, de sexta-feira, três homens chegaram à propriedade e anunciaram o assalto, posteriormente amarraram as vítimas dentro da casa e iniciaram uma revista aos seus pertences. Os homens ficaram na propriedade cerca de três horas e, conforme informações policiais, eles estariam fortemente armados com armas longas e revólveres. Após roubar vários objetos da estância, os criminosos fugiram do local na caminhonete da família, uma Toyota de cor prata, que mais tarde foi encontrada capotada, na localidade conhecida como Venda Velha, próxima ao corredor que leva ao Caty.
Outro fato semelhante ocorreu no dia 20 de janeiro, quando criminosos chegaram a uma propriedade rural localizada na região da Tafona se passando por policias civis e acabaram roubando vários pertences após amarrarem as vítimas.