Servidores do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) realizaram um protesto, na manhã desta terça-feira (25), em frente à Prefeitura de Sant’Ana do Livramento. Entre os motivos apontados pelas psicólogas e assistentes sociais que participaram do ato representando pelo menos 30 funcionários, é que elas teriam sido informadas que a unidade responsável pela política de Assistência Social do município, onde são atendidas famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou que tiveram seus direitos violados, seria modificado de local novamente.
Há três meses, o Creas foi transferido da travessa Antonio Bassedas para a rua Brigadeiro Canabarro. Agora, a Secretaria teria anunciado que o espaço voltaria a ser no antigo endereço. “Há três meses saímos de um local insalubre, era uma casa antiga que precisaria de muita manutenção para retornarmos ao serviço (lá)”, justificou a psicóloga Luciana Larruscahim, destacando que o grupo quer ter condições de trabalho.
Com o cartaz nas mãos dizendo “Assistência Social não é favor, é direito! Não aceitaremos a sua precarização! Trabalhadores do SUAS na luta para garantir o seu direito”, as servidoras fizeram uma manifestação silenciosa em frente à sede do Poder Executivo e aguardaram a manifestação do prefeito sobre o tema.
Contraponto
Ao Jornal A Plateia, o secretário Lauro Binsfeld disse que a mudança não é imediata. “Não temos martelo batido. Temos que trabalhar com a equipe e encontrar a melhor solução”, afirmou o secretário.