A agência FGTAS/SINE de Livramento, através do seu coordenador, André Curbetti, divulgou na manhã desta terça-feira (18), um relatório dos últimos quatro meses desde o início da pandemia. Os números apontam uma queda nos números de demissões. Confira o gráfico abaixo:
Março: 347 contratações – 557 demissões;
Abril: 100 contratações – 408 demissões;
Maio: 162 contratações – 280 demissões;
Junho: 177 Contratações – 186 demissões.
Segundo Curbetti, a situação esta melhorando, com a redução de demissões com o passar dos meses: “como no mês de julho tivemos um certo equilíbrio nos dados, podemos comprovar a retomada ainda em passos lentos da economia. O governo do RS lançou um programa chamado RS Trabalho Emprego e Renda. Onde através de lei municipal é criado um conselho municipal de emprego. Fui conferir e Livramento já disponibiliza este conselho, porém está desativado. Entramos em contato com a administração municipal para reativar, pois com este conselho ativo, o Governo do Estado poderá encaminhar recursos para capital de giro as micro e pequenos empresários”, conta.
Outro ponto a ser destacado, os trabalhadores entre 31 e 43 anos foram os mais prejudicados, tendo o maior numero de solicitações. Somente em maio, foram 173 pedidos ao total. 85 do sexo feminino e 88 do sexo masculino, que dentre outras atividades, os pedidos em sua maioria foram de funcionários ligado ao comércio. Em junho ocorreram 167 pedidos, 73 do sexo feminino e 94 do sexo masculino. Onde no caso das mulheres a faixa etária mais afetada foi de 40 à 49 anos e no homens dos 30 aos 39 anos. Os dados do mês de julho ainda estão sendo finalizados, por este motivo não estão sendo contabilizados.
O coordenador destacou que no momento o local está atendendo com horário agendado e com equipe reduzida, o horário de funcionamento é das 8h às 14h. Em caso de duvidas os telefones para contato são 3242-4186 ou (55) 98442-8551.