Às 6h da manhã de quarta-feira (12) os militares do 7° Regimento de Cavalaria Mecanizada (7°RCMec), em conjunto com a 2ª Bateria de Artilharia Antiaérea (2ª Bia AAAe), instalaram um novo ponto de controle na BR-158 próximo ao posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A ordem é que todos os veículos que desejam ingressar no território de Sant’Ana do Livramento sejam inspecionados e seus condutores identificados.
Segundo o comandante do 7°RCMec, Tenente Coronel Marco André, o protocolo de abordagem deve ser um pouco mais minucioso, tendo em vista a utilização da rodovia para operações de grupos criminosos. “São operações preventivas e repressivas. […] Na noite de ontem (quinta-feira, 13) nós conseguimos fazer a apreensão de um automóvel que estava conduzindo aproximadamente R$ 17 mil reais em bebidas alcoólicas. Nós tivemos o apoio da PRF e da Policia Federal”, comenta.
Além do ponto junto à PRF, o comandante destacou ainda que os militares também atuarão na BR-293, com os chamados checkpoints, nas estradas vicinais e também com patrulhas móveis. Quanto à duração da operação, por questões de segurança, a data final não foi informada, mas o Coronel explicou que a tendência é que as atividades sejam breves, entretanto, mais frequentes. “Houve uma alteração por parte dos órgãos de segurança pública de que o mais efetivo é que nós façamos atividades pontuais e menores, porque dessa forma a gente consegue ter uma atenção 100% por parte da tropa. […] Muito tempo na rua tende a trazer malefícios para a tropa e, por consequência, a gente deixa de exercer a função princípio dessa missão, que seria o combate aos crimes transfronteriços”, explica.
Mesmo sem ter apreendido materiais ilícitos ainda, o balanço é positivo, segundo o Coronel, isso porque a comunidade também passa a ter uma sensação de segurança ainda maior com a presença do Exército nas ruas. Vale destacar que, para quem segue em direção ao norte pela BR-158, também é obrigatória a parada. Outra fração militar trabalha no controle da entrada de estrangeiros no país. Essa ação iniciou ainda em março, em uma tentativa de conter os avanços da pandemia do novo Coronavírus.