Em qualquer cidade, a divisão e distribuição de nomes de ruas e de bairros é fundamental para localização das residências e bom andamento da vida em sociedade. É através dessas informações que é possível organizar a cobrança do IPTU, fornecimento da rede de água e distribuição de energia elétrica. Mas o que fazer quando a rua onde você mora possui mais de um nome? Esta é a situação vivida pelos moradores da localidade conhecida popularmente como “ Beco da Belizária”, na região central de Livramento, localizada entre as ruas Marquês Pavão e João da Rosa.
O nome da rua, conforme placa na entrada do beco é Jeferson Nei Gonçalves Bermann, uma homenagem prestada ao falecido soldado da Brigada Militar, morador da localidade, conforme a lei municipal nº 5.459 22 de julho de 2008. Mas, segundo documentos apresentados à reportagem do Jornal A Plateia pela moradora Marlete Sene Soares, residente na localidade há mais de 25 anos, a rua ainda possui os nomes: Marco Túlio de Barros Luizelli e do Riacho. “Nós já reunimos todos os moradores. Pedimos para várias pessoas e até agora nada. Ninguém arrumou isso. Já passou por vários prefeitos, nós temos os documentos para comprovar que a rua está com nomes diferentes. O problema é que foram trocando os nomes e não atualizaram em todos os setores. Na Prefeitura, no Cadastro de Imóvel ficou com um nome, na RGE ficou outro, assim como no DAE e assim por diante. E o pior de tudo é que não existe CEP. Quando houve essas mudanças de nome, deveriam ter trocado em todos os órgãos competentes e ainda nos dar um CEP para ela. E aí como é que fica? questiona a moradora.
Segundo Marlete, os problemas causados pela falta de um único endereço e, principalmente, pela rua não possuir um CEP são muitos, desde cadastros em lojas e estabelecimentos comerciais a compras pela internet e problema com os Correios. “Quando a gente vai efetuar um cadastro, as pessoas pedem que comprove o seu endereço e eu entrego todos esses comprovantes e digo: escolha um e pegue. Isso é muito complicado e uma vergonha para a nossa cidade porque no momento que passou pela Câmara e pela Prefeitura isso deveria ter sido resolvido”, desabafa.
Conforme os documentos apresentados por Marlete, no DAE o nome da rua é Jeferson Nei Gonçalves Bermann, já na conta de luz da RGE consta Rua do Riacho e no Carnê do IPTU, da prefeitura, Rua Marco Túlio de Barros Luizelli.
A reportagem entrou em contato com o Secretário da Fazenda, Sigmar Martins Gomes, que respondeu, via mensagem, que a rua possui um nome oficial registrado na Prefeitura como sendo rua Marco Túlio de Barros Luizelli dado pela Lei 5035/2005. “Essa foi a Lei que identificou a rua com este nome. Os demais nomes são nomes fantasia que vieram ficando no decorrer da história. Então, na verdade são três nomes que ela tem. São dois nomes antigos. Mas de fato a rua está sem CEP, já entrei em contato com o Secretário Geral de Governo, Ricardo Dutra, para ele tomar medidas cabíveis sobre o cadastro de CEP da rua”.


Sorteio da Promoção Amigos da Sorte: TV 50 polegadas é sorteada
Posto Espigão Matriz, [19] – O 1° sorteio da promoção Amigos da Sorte foi realizado na manhã deste sábado no posto Espigão Matriz, com a presença de representantes das empresas participantes Augusto, Feluma, Espigão e Righi. O evento foi animado por um show do cantor Mateusinho Carvalho e uma apresentação do radialista Danúbio Barcelos. Durante o sorteio, foi premiado Saul