O deputado estadual Tenente-Coronel Zucco, juntamente com o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, fez hoje (13/8) o lançamento do projeto “Zona Segura”, idealizado pelo parlamentar. O sistema prevê a instalação de luzes de flash da cor azul – semelhante às usadas em viaturas policiais – junto às câmeras de segurança da cidade interligadas ao Centro Integrado de Comando e Controle Regional. O objetivo é utilizar o mecanismo eletrônico para disseminar a sensação de segurança e inibir a afluência de marginais. Lajeado é a primeira cidade a adotar o sistema.
No lançamento, Zucco lembrou que os 36 municípios do Vale do Taquari estarão interligados através de modernas câmeras de videomonitoramento serão equipadas com software específico para o reconhecimento facial de crianças desaparecidas. “Trata-se de um novo conceito de segurança em que as câmeras, devidamente identificadas, inibem os marginais, permitindo que espaços públicos sejam devolvidos ao convívio familiar”, acrescentou.
O prefeito de Lajeado disse que as cinco Zonas Seguras ampliarão a sensação de segurança da comunidade e criarão uma percepção de cuidado, além de afugentar os riscos de criminalidade nestas regiões. “Acreditamos que fará muita diferença na vida das pessoas e vai contribuir para reduzir ainda mais os índices de ocorrências na cidade“, reiterou Marcelo Caumo. Já o secretário de Segurança Pública, Paulo Locateli, afirmou que o sistema permitirá o atendimento mais ágil e direto ao cidadão.