A partir desta segunda-feira (10), os pacientes internados por Coronavírus na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) na Santa Casa de Misericórdia de Sant’Ana do Livramento poderão ter acesso aos seus telefones celulares. A medida, de acordo com a enfermeira chefe da UTI, Camila Sehnem, pode auxiliar a lidar com a angústia da internação.
“Como os pacientes internados na UTI não podem receber visita, e ficam isolados, então a gente meio que quebrou essa regra, esse protocolo de não poder usar celular, para que eles diminuam aquele sentimento de solidão já que eles não podem ver os familiares”, explica. Entretanto, Camila alerta quanto ao uso indevido do aparelho, recomendando para que não haja abuso. “A gente pede que seja os familiares, aquelas pessoas importantes, para os pacientes se sentirem aliviados, saberem que tem alguém zelando pelo bem de quem está aqui”.
Já sobre a situação da pandemia no município, a enfermeira desabafa: “Para nós é bem complicado. A gente faz uma jornada de 12 horas, a gente está todo o dia com o paciente e, querendo ou não, somos a família deles nesse momento. A gente está aqui também para conscientizar o pessoal a se cuidar, usar máscara, álcool em gel, porque a gente teve agora um pico (da doença)”.
Finalizando a sua fala, Camila reafirmou a importância dos cuidados com a saúde dizendo que o período de internação já é complicado por si só, mas a angústia e o sentimento de solidão é potencializado pela proibição das visitas. Atualmente, o último boletim periódico da UTI da Santa Casa dá conta de cinco internações por Coronavírus. Ao todo, são quatro casos confirmados e um suspeito, estando três pacientes na chamada ala Covid e dois na UTI.