seg, 25 de novembro de 2024

Variedades Digital | 23 e 24.11.24

Livramento continua na bandeira laranja

Ainda assim ACIL teme por comércio local nas próximas semanas, com a incerteza da permanência do risco médio classificado pelo Estado

Na 12ª rodada do programa Distanciamento Controlado do Governo do Estado, Sant’Ana do Livramento permanece com a bandeira laranja. A classificação imposta à região de Uruguaiana, a qual Livramento pertence, classifica a situação como de risco médio de disseminação do novo coronavírus.
De acordo com o comunicado oficial publicado pelo Executivo Municipal de Livramento, nesta sexta-feira (24), são 185 casos positivos, 27 casos ativos, e um paciente internado por Covid-19 e quatro óbitos, sendo dois registrados em um intervalo menor do que duas horas na última quarta-feira (22). Em Alegrete, o prefeito Márcio Amaral decretou lockdown a partir das 21h30 de sexta-feira (24) até às 6h de segunda (3), estando autorizados a funcionar apenas farmácias, hospitais e postos de combustíveis.
O comércio santanense ficou apreensivo com os números divulgados no meio da semana. Os empresários estavam bastante preocupados com a incerteza se precisariam novamente restringir ou paralisar as suas atividades por conta das determinações do Governo do Estado. Na rodada anterior, divulgada na sexta (17), a região chegou a ter a bandeira vermelha imposta, mas, após ter o recurso aprovado, manteve a bandeira laranja.
Para Raed Schweiki, vice-presidente da Associação Comercial Industrial de Sant’Ana do Livramento (Acil), o momento é preocupante. “A bandeira vermelha está sendo uma realidade que nós estamos conseguindo vencer a cada final de semana, mas não está afastada, muito pelo contrário, a cada sexta-feira ela bate na nossa porta. A gente fica muito preocupado nesse sentido. O comércio está a duras penas em Sant’Ana Livramento e também na fronteira com o Uruguai, pode ver que Rivera reduziu drasticamente a vinda de turistas”, observa.
Raed destaca ainda a preocupação com relação aos postos de trabalho e ao desenvolvimento da economia local. “Eu vejo algo meio catastrófico para Sant’Ana do Livramento, até porque várias empresas já fecharam por não aguentar essa queda no movimento e por já termos durante alguns períodos o comercio fechado. A gente teme que haja um maior número de empresas fechando e um maior número de pessoas desempregadas.[…] A vida é superior à parte financeira, mas também nos preocupa a saúde financeira e o trabalho dessas pessoas. Uma coisa caminha com a outra”, opina.

Convite para o Congresso Cerealista 2025

Convidamos todos a participar do Congresso Cerealista 2025, que será realizado no Mato Grosso do Sul. Um evento imperdível para debater o futuro do setor, compartilhar experiências e fortalecer nosso agronegócio. Jerônimo Goergen Presidente da ACEBRA

Doutora santanense participa de Congresso Gaúcho de Análises Clínicas

Nos dias 22 e 23 de novembro, a Dra. Mariana Villar, farmacêutica-bioquímica e sócia proprietária do Laboratório Dr. Bolivar, participou do Congresso Gaúcho de Análises Clínicas, realizado no Centro de Eventos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Entre os temas abordados estão biomarcadores cardíacos, inflamatórios, espermograma, além de gestão laboratorial. As palestras assistidas irão se reverter