qui, 16 de janeiro de 2025

Variedades Digital | 11 e 12.01.25

Santanense encontra gafanhoto migratório em quintal na Vila São Francisco

Inseto migratório é da mesma espécie dos que estão na nuvem em direção ao Brasil, foi visto na Fronteira da Paz

Uma santanense, recebeu uma visita um tanto quanto inusitada. Um gafanhoto foi encontrado por ela, no quintal da sua residência, na rua Francisco Spineli, na Vila São Francisco. Ela ressaltou que foi a primeira vez que encontrou este inseto no local.

O inseto é da mesma espécie que é encontrada em nuvens próximas ao Uruguai, o que despertou a curiosidade da residente. Apesar de encontrar o inseto, foi apenas um exemplar localizado, o que não deve causar preocupação aos moradores da Fronteira da Paz. A previsão de chuva para os próximos dias deve influenciar na não movimentação da nuvem  de gafanhotos para o Uruguai e consequentemente para Livramento.

Os gafanhotos geralmente são animais solitários, mas se tornam gregários sob determinadas circunstâncias, como a falta de alimento ou o aumento de população. Quando isso ocorre, eles formam as chamadas nuvens, grupos que podem chegar a milhões de insetos que se deslocam sem direção ordenada e comem o que encontram pelo caminho. Estes insetos não transmitem doenças e não atacam animais ou seres humanos. Eles atacam material vegetal para se alimentar, e é aí que mora o perigo: o deslocamento da nuvem pode trazer graves consequências para a agricultura e, indiretamente, para a pecuária, já que pode prejudicar os recursos usados para a criação de animais. Por isso, eles são considerados um risco para a segurança alimentar.