Ouvesom Aparelhos Auditivos e Exames Auditivos
A perda auditiva em idosos é um processo natural que acontece com o envelhecimento e recebe o nome de presbiacusia. Assim como o corpo envelhece, as estruturas da audição passam também por esse processo e o resultado é uma dificuldade para ouvir que pode piorar com o passar do tempo.
Existem estudos que mostram que aproximadamente 25% da população acima de 55 anos apresenta algum grau de presbiacusia e este número sobe para 50% nas pessoas acima dos 70 anos. Entre os sintomas estão dificuldades para ouvir em ambientes ruidosos, pedir frequentemente para que se repita o que foi dito, volume da TV muito alto, não atender quando é chamado, isolamento e dificuldades no convívio social que podem levar à ansiedade, irritabilidade e até mesmo depressão.
Por isso é muito importante incluir nos exames de rotina a audiometria, que é o exame que avalia a audição, pois quanto mais cedo for detectada uma perda auditiva mais cedo ocorrerá a intervenção e menor será o prejuízo na audição e na compreensão.
A intervenção com uso de aparelhos auditivos melhora a qualidade de vida como um todo. Ouvindo bem novamente, o indivíduo tem uma melhora na sua comunicação, consegue participar mais ativamente de conversas e grupos e melhora seu convívio social, diminuindo assim as chances de problemas como os citados acima.
Se você está ou convive com alguém que está apresentando esses sintomas, nós da Ouvesom Aparelhos Auditivos estamos à disposição para trazer qualidade de vida a você ou a essa pessoal tão especial!
Endereço: Av. João Belchior Goulart, 531 – Térreo
Telefone: (55) 3244-2708