sáb, 19 de abril de 2025

Variedades Digital | 19 e 20.04.25

PSOL bate martelo: terá chapa pura. PSDB lança pré-candidato ao pleito

As movimentações seguem acontecendo nos bastidores da política santanense

O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) confirmou, nesta semana, que deve lançar chapa pura para concorrer ao Executivo Municipal, nas eleições deste ano. A confirmação se deu pelo próprio pré-candidato a prefeito, Renatho Costa. Antes disso, houve uma conversação entre o PSOL e o PT, com a participação do PCdoB, mas tudo não passou de uma conversa, conta Costa. “Nós não vamos ter uma aliança com o PT, até porque eles deliberaram que não têm interesse, eles querem que eu seja vice”, relata.

Renatho Costa (PSOL) (Foto: Cedida/AP)

Com isso, o professor da Unipampa detalha que o partido deve lançar candidatura com uma chapa composta por dois psolistas. Entre os nomes cogitados para a candidatura de avice está a presidente do PSOL Livramento, Jandira Vieira. Segundo Costa, o nome deve ser confirmado ao longo do tempo.

Outro movimento político pré-campanha é o do PSDB. Os tucanos decidiram apresentar o nome do vereador Marco Monteiro como pré-candidato pelo partido que se filiou no início do ano, durante a janela partidária.

O anúncio de Monteiro pôs fim a uma série de reuniões que o partido tucano manteve ao longo dos últimos meses com a equipe coordenada pela vice-prefeita Mari Machado (PSB) que atraiu partidos como o MDB e o PL. As agremiações seguem se reunindo, agora, sem a participação

Marco Monteiro (PSDB)(Foto: Marceli Pinto/AP)

do PSDB. Nos bastidores, cogita-se o nome do advogado Nasser Judeh (PSDB) para ser vice de Monteiro. Judeh foi candidato a vice- prefeito na chapa do MDB nas eleições passadas.

PP em conversações

O Progressistas segue tratando as eleições deste ano em reuniões internas. Ainda sem definição sobre uma possível aliança com outros partidos, a única certeza do presidente do partido é que as conversações e “costuras” seguirão acontecendo com outros partidos. Há algumas semanas estava forte, nos bastidores, a possibilidade defendida pela bancada progressista na Câmara em aderir ao

Miguel Pereira (PP) (Foto: Marceli Pinto/AP)

projeto apresentado por Mari Machado, mas segundo Humberto Morel Paulo, não houve convite do PSB ao partido para que isso acontecesse.

Morel destaca que o PP segue conversando com alguns partidos alinhados à direita mas que, até essa sexta-feira (17), a agremiação não tinha nenhum acordo com outra sigla. O nome trabalhado internamente, por enquanto, segue sendo o do ex-secretário de Planejamento, engenheiro Miguel Pereira.

Audiência Pública em Brasília debaterá crise no Agro Gaúcho e buscará soluções urgentes

  A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, da Câmara dos Deputados, realizará, no dia 22 de abril (terça-feira), às 15h, uma Audiência Pública crucial para debater a grave situação do agronegócio no Rio Grande do Sul. Proposta pelo deputado federal Afonso Hamm, a iniciativa visa encontrar soluções urgentes para os desafios que assolam o setor, como os