Nesta sexta-feira (17), a responsável pela Secretaria Municipal de Educação (SME), Rosemery Dias, afirmou que o Executivo Municipal avançou com o processo licitatório para o transporte escolar. Segundo a secretária, na próxima semana o processo já deve ser encaminhado para o setor de licitações para análise e aguarda o prazo legal. Ainda em sua fala, a secretária afirma que o setor de supervisão escolar já está trabalhando na logística do atendimento aos alunos da zona rural.
Esse atendimento deve ocorrer através de um projeto para realizar a entrega de materiais pedagógicos para os alunos da zona rural de Sant’Ana do Livramento. Denominada “Baú Educativo”, a ação atenderá mais de 602 alunos e funcionará da seguinte forma: os professores preparam as atividades em casa, a coordenação pedagógica de cada escola aprova e a entrega é feita através do transporte escolar.
De acordo com a secretária, a SME já possui um cadastro com o nome e o endereço de cada aluno para que sejam incluídos nas rotas de entrega. “Se não chegar na frente, chega próximo às casas dos alunos”, comenta. Entretanto, para sair do papel e atender aos alunos, o Baú depende da licitação do transporte escolar que ainda não está definida. Segundo Rosemery, se o processo correr bem, a previsão de início da distribuição dos materiais deve começar no mês de agosto.
A demanda do transporte escolar já é antiga, antes mesmo da pandemia do novo Coronavírus (COVID-19). Vale lembrar que ainda em fevereiro a situação ainda não estava definida. Nos primeiros dias de março, um grupo de pais e alunos da zona rural se reuniu em frente a SME para protestar e cobrar a definição do processo licitatório. À época, Gislaine Grecellé estava à frente da pasta e explicou ao grupo que a licitação estava pronta, mas os empresários haviam cancelado o edital.
Quanto ao retorno das aulas na área urbana, ainda nesta semana, em coletiva realizada no Moysés Vianna, Rosemery ressaltou que não é somente um ambiente desinfetado que é necessário para o retorno e sim outros pontos como a adequação dos planos pedagógicos, o acompanhamento dos possíveis efeitos psicológicos decorrentes do isolamento e tudo isso através de um retorno gradual.