Nova gestão já tem seu primeiro desafio a ser resolvido
Foi divulgado na última quinta-feira (02), a situação atual no quesito ocupação da Santa Casa de Misericórdia de Livramento. O hospital está com a taxa de ocupação dos leitos da UTI em 100%, ou seja, qualquer tipo de internação que necessitar de algum leito deste tipo terá de ser deslocado até outro hospital ou até mesmo, a outro município.
A situação atual foi divulgada pelo Médico Marcelo D’Ávila em uma publicação: “Dezenove horas de plantão: Recebo no PA (Pronto Atendimento) paciente com 31 anos, obeso e tabagista, com queixa de dor torácica e dispneia. Saturação de 86% em ar ambiente; PA (Pressão arterial) de 180/120. ECG com supra ST em V1 e V2, sugerindo infarto ântero-septal. E a taxa de ocupação de leitos em UTI na rede pública, neste momento, é de 100%. Ainda não é o momento de flexibilizar…”.
O secretário de saúde Éder Fialho concedeu entrevista ao programa Boa Tarde Cidade, na rádio RCC FM e destacou alguns pontos sobre este dado: “Nós estamos atentos com a questão dos leitos em Livramento e em toda a região, semana passada quando permanecemos na bandeira laranja já estávamos com nove dos dez leitos ocupados e estamos trabalhando ainda mais por causa da pandemia, sinalizamos que o município encontra-se apto para a ampliação de até cinco leitos para a UTI da Santa Casa, o que aumenta a capacidade, temos equipe médica e espaço, faltando somente os equipamentos, para passarmos a ter mais cinco leitos na Santa Casa, totalizando 15 no hospital e mais oito leitos cedidos do CHS pela pandemia ao hospital”, conta.
Questionado se essa ocupação máxima poderia acarretar na alteração da bandeira atual da região, Éder acredita que não haverá mudanças, pois é medido pela região e Livramento, na última semana, apresentou poucos novos casos de coronavírus em relação a semanas anteriores e também a casos ativos.
Na última segunda-feira (29), foram apresentados os novos gestores da Santa Casa, Sérgio Oliveira e Luiz Arrieta assumiram o lugar de Wainer Machado e Valmir Silveira. Em entrevista, o novo Diretor Geral, Sérgio Oliveira agradeceu a confiança do prefeito, destacando que a nova equipe chega para agregar à instituição além de muito a aprender com cada profissional do hospital. O novo diretor destacou que neste momento todos precisam do hospital, devendo cada um primar pelo mesmo: “Agradeço a oportunidade de assumir a gestão deste local, muitas vezes não nos vemos dentro de uma instituição tão complexa quanto a Santa Casa”. Recordo que em 2009 conseguimos, pelo apoio comunitário, reverter o fechamento do hospital e o reestruturamos. A mão de obra é qualificada, nós seremos generalistas. Com poucos dias de contato com o secretário Éder vejo uma grande credibilidade que teremos uma relação que terá muitos resultados. A mim, particularmente, me instiga este novo desafio, com 60 anos serei um aprendiz, deixando a zona de conforto. Digo a todos que todos nós estaremos trabalhando forte e ressalto que não haverá palanque partidário dentro da instituição”, destacou em seu discurso.
João Victor Montoli
[email protected]