qui, 21 de novembro de 2024

Variedades Digital | 16 e 17.11.24

Propriedades rurais de Livramento participam de prova da UFRGS

Ao todo, três propriedades do munícipio participaram da primeira prova de eficiência alimentar da raça Brangus promovida pela universidade 

A Associação Brasileira de Criadores da Raça Brangus e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul concluíram a primeira prova de eficiência alimentar do acordo de cooperação técnica firmado em junho do ano passado. A parceria tem como objetivo estabelecer condições de atividades de pesquisa na área de tecnologia de imagens e desenvolvimento na área de avaliação animal. As atividades foram baseadas no projeto “Consumo alimentar residual e recria em pastagem como estratégia de seleção e efeitos nas características de comportamento alimentar e de carcaça, obtidas por ultrassom, em machos da raça Brangus”.

Representando os criatórios de Sant’Ana do Livramento, na prova, estiveram as propriedades

Brangus GR, Brangus Pai Passo , SIgMa Brangus . Segundo o produtor rural santanense Antônio Carlos Correia Osório, proprietário da Estância Pai Passo e presidente do conselho técnico da Associação Brasileira de Brangus, a prova ocorreu envolvendo diversos animais de diversas propriedades do Rio Grande do Sul: “A nossa associação está de parabéns por este convênio que nos dá possibilidade desenvolver ainda mais as características da raça Brangus. Essa prova, por exemplo, nos ajuda a avaliar o ganha de peso, uma vez que ela mede tudo aquilo de que o animal se alimenta. O ganho de peso diário é importante, pois a prova de consumo alimentar residual avalia a carcaça, gordura da picanha, gordura intramuscular e outros aspectos que foram levados em conta – destacou.

Como funcionou a prova

Inicialmente, os terneiros desmamados de diversas propriedades foram submetidos a um teste de eficiência alimentar com duração de 91 dias. Depois do teste, os animais foram recriados em pastagem (natural + cultivada), e nas épocas de vazio forrageiro (novembro e dezembro; março e abril) receberam suplementação para mantença de condição corporal.
Após a conclusão destas duas etapas, os animais foram ranqueados conforme o índice de seleção denominado “Top Brangus UFRGS”, nas seguintes características: Eficiência Alimentar Residual; Área de olho de lombo; Espessura de gordura subcutânea; Percentagem de gordura intramuscular; Perímetro escrotal.

Atualmente, os reprodutores estão sendo preparados na Estação Experimental Agronômica (EEA) da UFRGS, em Eldorado do Sul (RS), no qual três tourinhos ficarão para o rebanho da universidade, como contrapartida do convênio, e os demais, incluindo os 5 tourinhos Top, serão vendidos na primavera de 2020.
Entre as propriedades santanenses que participaram da prova, a que ficou melhor ranqueada foi a Brangus BR que conquistou o 2º lugar em eficiência alimentar com um touro de propriedade de Gil Tozzati Fernandes e Rosa Maria Osório.

Um dos idealizadores da prova é o professor Jayme Tarouco, natural de Livramento, formado em zootecnia que é o titular da matéria Ciência da Carne e um dos maiores especialistas do Brasil e referência internacional quando o assunto é pecuária de corte.

A prova contou com a participação de dezesseis criatórios do Rio Grande do Sul: Ave Maria, Brangus Juquiry, Brangus UFRGS, BT Junco, Cond. Rural Weiler, Estância Chalé, Estância Madrinha, Estância São Rafael, GAP Genética, Rincon del Sarandy, São Bibiano, São Xavier, e Tradição Azul.

Matias Moura
[email protected]

Notícias do dia por Germano Rigotto

🇧🇷RESUMO-002☀️☀️☀️ ✅ NOTÍCIAS DO DIA – ANO 9 n° 2923 Dia 20 de Novembro de 2024, Quarta-Feira   DATAS COMEMORATIVAS Dia da Industrialização da África Dia do Auditor Interno Dia do Biomédico Dia do Técnico em Contabilidade Dia Nacional da Consciência Negra Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) Dia Universal da Criança   TEMPERATURA E INDICADORES FINANCEIROS ⛅

Zucco aciona Comissão de Ética Pública da Presidência da República contra Janja e Paulo Teixeira

Deputado quer que governo analise e aplique as devidas sanções sobre xingamento de primeira-dama contra Elon Musk e manifestação de ministro apoiando a declaração O deputado federal Zucco (PL-RS) protocolou, nesta terça-feira (19), requerimento na Comissão de Ética Pública (CEP) da Presidência da República, para que o órgão analise a conduta da primeira-dama Rosângela Lula da Silva e do ministro