Em busca de informação checada, objetiva e ágil, mais de dois milhões de pessoas buscaram as mídias sociais do Grupo A Plateia, durante a pandemia do novo coronavírus. Só no site (aplateia.com.br) foram 400 mil usuários. No último mês, o número ultrapassou 179 mil pessoas, uma média de quase 6 mil acessos por dia. Nas redes sociais, os números não são diferentes: em meio à disseminação de notícias falsas e não confiáveis, os usuários apostaram na seriedade do que é publicado pela Equipe de Reportagem do Jornal A Plateia, e buscaram usar o Facebook, que tem mais de 192 mil seguidores, para saber o que acontecia na Fronteira da Paz. Só neste meio tempo foram 24 mil novos seguidores que assistiram as “lives” de A Plateia.
Um dos números que mais chama a atenção vem do “horário nobre”, o momento em que a maioria das pessoas está em casa, relaxando e recebe a notificação do Resenha Livre, que já soma 760 mil visualizações. O programa tem a produção de Marcelo Pinto e a apresentação de Cleizer Maciel, com a participação dos repórteres que estão sempre trabalhando para atualizar o que acontece em tempo real e, claro, os convidados.
A ideia surgiu no início da pandemia, quando houve a necessidade de entregar uma quantidade cada vez maior de informações à comunidade em horários alternativos. Formatado com base no diálogo e priorizando sempre a interação com os expectadores, a Resenha é uma grande roda de conversa com convidados. “Todos são sempre bem-vindos, sejam eles conhecidos como Lucas Sugo, Hugo De León, Claudiomiro Salevane, ou membros da própria audiência”, destaca Cleizer. O fato de o programa ser apresentado de um celular da sala da sua casa faz com que o contato com a comunidade fique ainda mais próximo. “É um ambiente semelhante ao do internauta, ou seja, de celular para celular ou computador”, destaca.
Somados aos números da RCC FM, o alcance cresce ainda mais. Com uma ampla audiência, a emissora conseguiu alcançar mais de um milhão de pessoas, desde o início da cobertura da pandemia. Um dos principais veículos do Grupo, a RCC, transmitiu os primeiros decretos e as mudanças feitas para conter o avanço do coronavírus deixando, quem estava em Livramento e fora da cidade, por dentro das novidades.
As informações do site aplateia.com.br também passaram a ficar disponíveis em uma das principais redes sociais do mundo, o Instagram (@jornalaplateia). Por lá, são 450 novos seguidores por semana, aumentando cada vez mais a comunidade que acompanha, em uma linguagem mais ágil, ao que acontece nas redes sociais.
Agilidade aliada à tecnologia
Os serviços prestados pelo Grupo A Plateia em meio à pandemia é um respaldo do compromisso firmado com a comunidade. “A informação de qualidade sempre foi uma das premissas do que é veiculado pelo Jornal A Plateia e, em um momento tão difícil para todo o planeta, o mais prudente é buscar essa qualidade. A nossa equipe está bem afinada, a tecnologia está a nosso favor, então não tem como a receita dar errada”, explica o editor chefe do Jornal A Plateia, Rodrigo Evaldt.
Recentemente, o Grupo A Plateia lançou um novo site, desenvolvido pela Soluque Informática, deixando o espaço mais acessível a quem busca informações da Fronteira da Paz. “Esse espaço foi pensado para o nosso público, consumidor de notícias e para quem busca resultado para os seus negócios”, lembra a diretora Comercial do Grupo A Plateia, Laura Saravia.
O Diretor Geral, Kamal Badra, destaca que os números também são resultado dos investimentos feitos pela direção em meio à uma pandemia. “Sempre estamos em busca de melhorar o serviço que ofertamos, quem acessa as mídias do Grupo A Plateia sabe que vai encontrar qualidade, mesmo em meio às dificuldades que todos estão enfrentando neste momento, o nosso compromisso segue sendo com a comunidade”, ressalta. “Por esses acessos, por essa confiança no trabalho que desenvolvemos há décadas na Fronteira, o nosso muito obrigado”, finaliza Kamal.