qui, 21 de novembro de 2024

Variedades Digital | 16 e 17.11.24

Estância Carcávio abre novos horizontes com a implantação de plantel Brangus

Com mais de 25 anos de criatório Braford, propriedade introduz genética do Brangus argentino nos campos de Sant’Ana do Livramento

Reconhecida como ‘a raça forte’, por combinar características das raças zebuínas (resistência a parasitas e rusticidade) com as do Angus (qualidade da carne e precocidade sexual), o Brangus é o resultado de um aprimoramento que se destaca nos campos de todo o Brasil e se adapta facilmente aos sistemas produtivos mais extensivos ou intensivos, sempre produzindo carne de qualidade e com muita eficiência.

Atenta ao mercado e em busca de oferecer excelência genética na produção de carne, desde o início do ano a Estância Carcávio agregou a raça Brangus ao seu criatório. Uma novidade dentro das porteiras da propriedade de Sant’Ana do Livramento que, há mais de 25 anos, desenvolve um rebanho Braford bastante produtivo e adaptado ao meio. O seu Braford 4×4 é famoso por ser a marca de touros fortes, carniceiros e bons reprodutores, além das terneiras reconhecidas como boas mães e com características muito femininas.

Para o sócio-proprietário da Estância Carcávio, Eduardo Soares, investir no projeto Brangus é um desafio que vem acompanhado de uma grande missão: “Sabemos que, no Rio Grande do Sul e na maioria dos ambientes do Brasil, a produção de Braford e Brangus são as principais raças para se trabalhar e difundir animais com carne de qualidade. E, como já estávamos bem consolidados na criação Braford, resolvemos expandir ao usar a nossa expertise a fim de abrir um pouco mais o leque de ofertas para o nosso cliente”.

Para compor seu rebanho Brangus, a Carcávio buscou nos campos argentinos a referência em qualidade e padrão racial. E, assim, firmou a parceria com a Cabanha El Impenetrable, localizada na Pampa del Infierno, na província do Chaco. Segundo Eduardo Soares, foram diversas as razões que levaram a esta escolha, desde a proximidade com os proprietários da cabanha que têm forma semelhante de pensar a genética bovina; o fato de trabalharem com o mesmo Assessor Genético, o Dr. Diego Grané; além de toda a qualidade e representatividade que a Cabanha El Impenetrable tem na raça Brangus, dentro na Argentina.

“Foi este tripé que nos deu a credibilidade necessária para apresentar esta genética para os criadores brasileiros que já estavam acostumados com todo o nosso trabalho na raça Braford. Para nós da Carcávio, é muito importante que venha de uma família que tenha este aval para que a sua genética de qualidade ande de acordo com o que pensamos aqui no Brasil. Além de que, nos últimos anos, o Brangus Impenetrable vem sendo premiado em diversas exposições, como a Nacional do Brangus, a ExpoBra e a Exposição de Palermo”, explica Eduardo.
Com animais presentes em diversos campos do Brasil, o criatório santanense trabalha de forma séria e bastante técnica a genética Braford para comercialização. Agora, o Brangus se agrega à lida da Carcávio com os atrativos que o animal apresenta: longevidade; precocidade sexual e facilidade de parto nas fêmeas; terneiros com altos pesos na desmama e no sobreano, aliado a uma carcaça de alta qualidade; além de produzirem carne suculenta e macia.

Matias Moura
[email protected]

Notícias do dia por Germano Rigotto

🇧🇷RESUMO-002☀️☀️☀️ ✅ NOTÍCIAS DO DIA – ANO 9 n° 2923 Dia 20 de Novembro de 2024, Quarta-Feira   DATAS COMEMORATIVAS Dia da Industrialização da África Dia do Auditor Interno Dia do Biomédico Dia do Técnico em Contabilidade Dia Nacional da Consciência Negra Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) Dia Universal da Criança   TEMPERATURA E INDICADORES FINANCEIROS ⛅

Zucco aciona Comissão de Ética Pública da Presidência da República contra Janja e Paulo Teixeira

Deputado quer que governo analise e aplique as devidas sanções sobre xingamento de primeira-dama contra Elon Musk e manifestação de ministro apoiando a declaração O deputado federal Zucco (PL-RS) protocolou, nesta terça-feira (19), requerimento na Comissão de Ética Pública (CEP) da Presidência da República, para que o órgão analise a conduta da primeira-dama Rosângela Lula da Silva e do ministro