qua, 20 de novembro de 2024

Variedades Digital | 16 e 17.11.24

Contas de energia elétrica com aviso de corte são reais, destaca gerente da RGE Sul

Fábio Calvo, gerente de relacionamento com o poder público informa que contas são oficiais

Muitas pessoas que compartilharam suas contas de luz, do mês de junho, nas redes sociais assustaram-se com a tarja de “aviso de corte”, em destaque, diferente do normal, e fez com que todos pensassem tratar-se de um golpe. A RGE confirmou que o aviso de corte já constava no campo “aviso importante”, porém, a empresa optou por dar destaque, para que o cliente possa regularizar o débito em tempo hábil.

Em entrevista ao programa Happy Day, o Gerente de Relacionamento com o Poder Público, Fábio Calvo, informou que as contas, sim, são oficiais, enviadas pela RGE: “A conta realmente é verdadeira, a resolução normativa da ANEEL nº 878 de 24 de março de 2020 está chegando ao fim e a RGE optou por avisar os contribuintes que até o momento da impressão da conta de maio estavam com algum débito pendente com este carimbo mais chamativo, o que já acontecia em um espaço menor na conta. Ressaltamos, também, que a resolução que impedia o corte da energia, não isentava a cobrança dos valores devidos à empresa, então essa forma foi adotada para alertar a todos e evitar sustos”, conta.

“Destacamos que o aviso de corte de energia elétrica sempre existiu nas contas, em um espaço chamado campo informativo. Reforçamos que não existem contas falsas, todas as contas que possuem o aviso são reais. Se mesmo assim algum cliente estiver com dúvidas sobre seus débitos deverão entrar em contato através do 0800 970 0900, www.rge-rs.com.br ou através do aplicativo RGE para celulares”, ressalta Fábio.

A RGE também esclarece que não enviam boleto anexado por email e também, não compartilham boletos por meio desta plataforma. Os meios oficiais de envio de conta de energia são presencial, por meio do entregador e somente aos clientes cadastrados com a opção “conta por email” é enviado por meio do remetente [email protected] e por meio do SMS, o caminho para a conta online.

Algumas contas de energia de santanenses chegam às residências com a tarja de aviso de corte, porém, alguns usuários relataram através das redes sociais que não possuem débitos e mesmo assim receberam com esta tarja: “O que pode ter acontecido com esses usuários, é o pagamento da conta do mês anterior depois da leitura dos dados pelos funcionários. Funciona da seguinte forma, no dia 1 o funcionário recolhe os dados das residências, no dia 2 é lançado para o setor de faturamento, no dia 3 é feita a impressão das contas e nos dias 4 e 5 são entregues. Então se o setor de faturamento no dia 2 ainda não constatou o pagamento, e a pessoa pagou a fatura neste mesmo dia, a fatura foi enviada com este aviso, pois leva aproximadamente três dias úteis para confirmar o pagamento da conta”, finaliza Fábio.

A recomendação é confirmar com os canais oficiais informados na conta antes de realizar o pagamento, e se, não houver nenhum débito pendente, realizar o pagamento normalmente e desconsiderar o aviso.

João Victor Montoli
[email protected]

Notícias do dia por Germano Rigotto

🇧🇷RESUMO-002☀️☀️☀️ ✅ NOTÍCIAS DO DIA – ANO 9 n° 2923 Dia 20 de Novembro de 2024, Quarta-Feira   DATAS COMEMORATIVAS Dia da Industrialização da África Dia do Auditor Interno Dia do Biomédico Dia do Técnico em Contabilidade Dia Nacional da Consciência Negra Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) Dia Universal da Criança   TEMPERATURA E INDICADORES FINANCEIROS ⛅

Zucco aciona Comissão de Ética Pública da Presidência da República contra Janja e Paulo Teixeira

Deputado quer que governo analise e aplique as devidas sanções sobre xingamento de primeira-dama contra Elon Musk e manifestação de ministro apoiando a declaração O deputado federal Zucco (PL-RS) protocolou, nesta terça-feira (19), requerimento na Comissão de Ética Pública (CEP) da Presidência da República, para que o órgão analise a conduta da primeira-dama Rosângela Lula da Silva e do ministro