Fábio Calvo, gerente de relacionamento com o poder público informa que contas são oficiais
Muitas pessoas que compartilharam suas contas de luz, do mês de junho, nas redes sociais assustaram-se com a tarja de “aviso de corte”, em destaque, diferente do normal, e fez com que todos pensassem tratar-se de um golpe. A RGE confirmou que o aviso de corte já constava no campo “aviso importante”, porém, a empresa optou por dar destaque, para que o cliente possa regularizar o débito em tempo hábil.
Em entrevista ao programa Happy Day, o Gerente de Relacionamento com o Poder Público, Fábio Calvo, informou que as contas, sim, são oficiais, enviadas pela RGE: “A conta realmente é verdadeira, a resolução normativa da ANEEL nº 878 de 24 de março de 2020 está chegando ao fim e a RGE optou por avisar os contribuintes que até o momento da impressão da conta de maio estavam com algum débito pendente com este carimbo mais chamativo, o que já acontecia em um espaço menor na conta. Ressaltamos, também, que a resolução que impedia o corte da energia, não isentava a cobrança dos valores devidos à empresa, então essa forma foi adotada para alertar a todos e evitar sustos”, conta.
“Destacamos que o aviso de corte de energia elétrica sempre existiu nas contas, em um espaço chamado campo informativo. Reforçamos que não existem contas falsas, todas as contas que possuem o aviso são reais. Se mesmo assim algum cliente estiver com dúvidas sobre seus débitos deverão entrar em contato através do 0800 970 0900, www.rge-rs.com.br ou através do aplicativo RGE para celulares”, ressalta Fábio.
A RGE também esclarece que não enviam boleto anexado por email e também, não compartilham boletos por meio desta plataforma. Os meios oficiais de envio de conta de energia são presencial, por meio do entregador e somente aos clientes cadastrados com a opção “conta por email” é enviado por meio do remetente [email protected] e por meio do SMS, o caminho para a conta online.
Algumas contas de energia de santanenses chegam às residências com a tarja de aviso de corte, porém, alguns usuários relataram através das redes sociais que não possuem débitos e mesmo assim receberam com esta tarja: “O que pode ter acontecido com esses usuários, é o pagamento da conta do mês anterior depois da leitura dos dados pelos funcionários. Funciona da seguinte forma, no dia 1 o funcionário recolhe os dados das residências, no dia 2 é lançado para o setor de faturamento, no dia 3 é feita a impressão das contas e nos dias 4 e 5 são entregues. Então se o setor de faturamento no dia 2 ainda não constatou o pagamento, e a pessoa pagou a fatura neste mesmo dia, a fatura foi enviada com este aviso, pois leva aproximadamente três dias úteis para confirmar o pagamento da conta”, finaliza Fábio.
A recomendação é confirmar com os canais oficiais informados na conta antes de realizar o pagamento, e se, não houver nenhum débito pendente, realizar o pagamento normalmente e desconsiderar o aviso.
João Victor Montoli
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