qua, 20 de novembro de 2024

Variedades Digital | 16 e 17.11.24

Programas e benefícios do Governo Federal injetam mais de 16 milhões no Município

Segundo a Secretaria de Assistência Social, valores são distribuídos em forma de programas como o Bolsa Família e Auxílio Emergencial

A Secretaria Municipal de Assistência e Inclusão Social vem realizando, periodicamente, o cadastramento de famílias no programa Bolsa Família, além de monitorar os pagamentos de outros auxílios do Governo Federal como é o caso do Auxílio Emergencial distribuído aos trabalhadores informais no período de pandemia.

Conforme Bento Carrasco, um dos responsáveis pelo cadastramento e atendimento do Bolsa Família, o número de pessoas registradas no Cadastro Único aumentou consideravelmente neste período, com destaque para os refugiados residentes no município como Cubanos e Venezuelanos. “Nós temos, sim, este aumento, mas são pessoas de fora do país que se tornaram cidadãos brasileiros, que tiveram o direito de fazer o cadastro. A procura maior foi nos últimos dois meses, agora está mais tranquilo”.

Segundo Carrasco, o movimento da Secretaria está mais tranquilo pelo fato das pessoas estarem mais bem informadas dos programas e dos benefícios. Segundo ele, o fato atípico observado até agora é em relação aos valores repassados ao município. “Para se ter uma ideia, o normal do Bolsa Família era entre 790 mil a 800 mil reais/ mês até o mês de março. Em abril (com o pagamento do Auxílio Emergencial) foram mais de 6 milhões onde quem tinha Bolsa Família foi cancelado para receber o Auxílio. Mas, nós temos os dados do mês de maio, com a listagem de quem recebeu pelo Bolsa Família, pelo Cadastro Único, e quem recebeu pelo aplicativo, a soma desses três é 16 milhões 387 mil e 800 reais somente no mês de maio. Então, esse auxílio está dando uma grande injeção de dinheiro em Livramento. E agora em junho, pelas projeções, vai ser mais ou menos por aí esse valor” destaca.

Sobre o recebimento do Auxílio, Carrasco destaca que o governo vem analisando mês a mês as condições dos usuários cadastrados para corrigir eventuais erros de pagamentos indevidos a pessoas que não se enquadram. “Acontece essa análise de mês a mês, então, é por isso que tem pessoa que recebeu a primeira vez e não vai receber a segunda, por exemplo. E vise-versa. Agora em junho, por exemplo, vai acontecer de gente que não tinha nem pego a primeira parcela e vai conseguir efetuar o saque. É claro, é para quem fez pelo aplicativo e não havia cadastro único.”
O horário de atendimento da Secretaria de Assistência e Inclusão Social é das 8h às 12h , os CRAs continuam abertos das 8h às 12h nos bairros com profissionais habilitados para tirar todas as dúvidas da população em relação ao cadastro do Auxílio Emergencial e do Bolsa Família.

Matias Moura
[email protected]

Notícias do dia por Germano Rigotto

🇧🇷RESUMO-002☀️☀️☀️ ✅ NOTÍCIAS DO DIA – ANO 9 n° 2923 Dia 20 de Novembro de 2024, Quarta-Feira   DATAS COMEMORATIVAS Dia da Industrialização da África Dia do Auditor Interno Dia do Biomédico Dia do Técnico em Contabilidade Dia Nacional da Consciência Negra Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) Dia Universal da Criança   TEMPERATURA E INDICADORES FINANCEIROS ⛅

Zucco aciona Comissão de Ética Pública da Presidência da República contra Janja e Paulo Teixeira

Deputado quer que governo analise e aplique as devidas sanções sobre xingamento de primeira-dama contra Elon Musk e manifestação de ministro apoiando a declaração O deputado federal Zucco (PL-RS) protocolou, nesta terça-feira (19), requerimento na Comissão de Ética Pública (CEP) da Presidência da República, para que o órgão analise a conduta da primeira-dama Rosângela Lula da Silva e do ministro